Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

DF - Licitação do transporte público chega à etapa final

Segunda, 15 Abril 2013 21:47

Licitação do transporte público chega à etapa final


GDF abrirá amanhã as propostas financeiras das concorrentes a operar a Bacia 1
BRASÍLIA (15/4/13) – O Governo do Distrito Federal, por meio da Comissão Especial de Licitação, abrirá amanhã (16/4/13), às 9h, as propostas financeiras das duas concorrentes a operar a Bacia 1 do novo modelo do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC/DF). Essa é a última fase da licitação. As outras quatro bacias têm vencedores conhecidos.

A Bacia 1 engloba regiões de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal, com uma frota prevista de 417 ônibus. Viação Piracicabana e Consórcio Metropolitano disputam a operação dessa bacia. Quem oferecer a menor tarifa técnica será a ganhadora. A Comissão Especial de Licitação se reunirá no Edifício Anexo do Palácio do Buriti.

"Estamos honrando o compromisso que assumimos com a nossa população: vamos devolver aos cidadãos um direito básico que lhes foi tirado: ter um transporte público de qualidade, com segurança e pontualidade", declarou o governador Agnelo Queiroz.

As bacias 2 e 5 – vencidas pela Viação Pioneira e Expresso São José – tiveram os contratos assinados no fim de dezembro. Pelas regras do edital, as duas empresas têm até o início de julho para colocar em circulação a nova frota. A Bacia 3 será operada pela empresa HP-ITA e a Bacia 4 estará sob a responsabilidade da empresa Marechal.

Após a publicação do resultado da Bacia 1, os contratos serão assinados e começará a contagem do prazo de seis meses para que os novos ônibus entrem em operação nas três últimas bacias.

Grande desafio – O edital da licitação por bacias foi lançado em 2 de março de 2012 e sofreu mais de 130 ações judiciais e administrativas. Chegar à fase final do processo foi um dos maiores desafios do Governo do Distrito Federal.

"Em nenhum instante tivemos a ousadia de dizer que seria fácil ou que seria rápido. Estamos correndo contra anos de atraso tecnológico, de ausência de gestão pública e de planejamento que acompanhasse as necessidades da cidade", destacou o vice-governador Tadeu Filippelli.

Fonte: Agência Brasília - GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário