Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 27 de abril de 2013

Esplanada ABC-Rio




Para o blog:
Material relativo à empresa Viação Esplanada, de Santo André/SP, que se aventurou a fazer uma linha do ABC ao Rio, que recebi de um colecionador de SP para publicar no blog.

O próprio me enviou o seguinte resumo:

"A Viação Esplanada (de propriedade de José Roberto Bataglia e que fazia a ligação metropolitana Santo André/São Paulo) em 1975 resolveu inovar e criar uma linha ligando a região do ABC ao Rio de Janeiro, surgindo, assim, a Esplanada ABC–Rio.
A inovação, para a época, foi radical: a empresa adquiriu alguns Mercedes com chassis O-355 e 1 Scania BR-116 - todos 0 km e com carrocerias Marcopolo III - e contratou o arquiteto João de Deus Cardoso (vencedor do concurso de pinturas da Transporte Moderno em 1968 com a Real Recife e menção honrosa com a Itapemirim). Em janeiro de 1976, levou o 1º lugar no concurso de pinturas da revista Transporte Moderno. Seus ônibus, com a pintura exótica, faziam sucesso no ABC, mesmo entre não busólogos.
Um detalhe é que, ao contrário de hoje que temos as adesivagens, as janelas (por onde passavam os cabelos da moça) também eram pintadas, surgindo aí a única reclamação dos passageiros que viajavam nessas poltronas, pois não tinham visão da paisagem.
Segundo reportagens da época, diversos passageiros vinham da Capital para Santo André, com destino ao Rio, só para viajar nesses carros, com toalete, ar condicionado (um luxo em 1975), semileito e com o mesmo preço de passagem da linha S. Paulo/Rio das concorrentes.
Tanto sucesso começou a incomodar a Viação Cometa S/A., que encabeçou uma ação judicial, com suas parceiras da linha SP-RJ, alegando que a Esplanada ABC-Rio só poderia fazer o percurso utilizando a Rodovia Rio-Santos...
Segundo consta, a empresa operou com liminar durante 11 (onze) meses. Se conseguisse mais um mês, completando um ano, efetivaria a linha, mas, infelizmente, isso não foi possível.
E, assim foi cassada a concessão da Esplanada, que só conseguiu operar por esse breve período, mas com muito sucesso."


Abraços,

Marinaldo Jr.



Agradeço Marinaldo Junior
pela colaboração com o Litoralbus enviando imagens antigas

Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário