Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Praia Grande - Cidade tem 15 novos ônibus em circulação

Notícia do dia 16/4/2013
Por Paola Vieira

Renovação da frota visa melhorar na qualidade do serviço
MARCELO GUEDES
Os veículos já circulam pelo Município
Nesta terça-feira (16), foram apresentados ao prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, vereadores e à população 15 novos ônibus, que entraram em serviço em substituição aos que estão circulando na Cidade.

Os novos veículos, adquiridos pela Viação Piracicabana, atual concessionária do serviço na Cidade, já estão circulando em diversas linhas municipais dando continuidade ao processo de renovação da frota municipal, que teve início no aniversário de Praia Grande, em 19 de janeiro. A empresa adquiriu 64 veículos, sendo 56 convencionais e oito micro-ônibus, que estão sendo incorporados gradativamente desde fevereiro.

De acordo com o prefeito, além da renovação da frota, outras melhorias na área virão a partir do estudo de Origem e Destino, que começa em junho e terá três meses para levantamento técnico. “Ele nos dará a dimensão da necessidade de cada área, da criação de novas linhas e de incorporação de mais ônibus. Acredito que no ano que vem serão incorporados mais cinco ônibus e, ao longo do governo, mais 10 ou 15. Mas queremos descobrir, através de uma pesquisa, exatamente as demandas pontuais, diminuindo o tempo de espera do ônibus”, disse.

Mourão ainda abordou a necessidade de rever o conceito de tributação nos bens essenciais, que acabam incidindo no aumento de serviços usados pela população como do transporte coletivo. “Muitas vezes é preciso tomar medidas antipáticas porque tem que se exercer seu papel constitucional e cumprir os ordenamentos da lei, principalmente no sentido de equilíbrio econômico de um contrato. Todo ano, quando se reajusta a tarifa de transporte coletivo há sempre insatisfação, mas é preciso refletir sobre o que passa no País: o prefeito não tem controle da inflação, não detém essa capacidade. A inflação é provocada por diversos fatores e a tarifa aumenta em decorrência da folha de pagamento, por causa do dissídio coletivo, variação do preço do petróleo, aumento de insumos do veículo, como valor do pneu, entre outros”, salientou.

Baldeação - Os Terminais Rodoviários de Praia Grande estão recebendo melhorias. No Tude Bastos (Bairro Sítio do Campo), onde está instalada atualmente a sede da Secretaria de Transportes (Setransp), já em fase final de reforma, um dos destaques fica por conta das benfeitorias voltadas para as pessoas portadoras de necessidades especiais. Conceitos relacionados à acessibilidade nos transportes estão sendo utilizados, como adequação das rampas, dos pisos antiderrapantes e das sinalizações de solo e vertical.

Já no Terminal Tático (Bairro Mirim), para trazer maior comodidade e estruturação para os usuários, as ações tiveram início com a reforma e modernização dos banheiros. A questão estética também mereceu atenção especial, com a pintura da parte externa do Terminal e adequação da comunicação visual.

Recentemente os dois terminais também passaram por revisão na iluminação e reforma em suas coberturas e estruturas do telhado. As estruturas de sustentação metálicas também foram trocadas. Todos esses trabalhos fazem parte do cronograma de ações obrigatório estipulado pela Prefeitura no contrato de concessão do serviço.

Segundo dados da Setransp, diariamente as áreas de transporte municipal dos locais recebem cerca de 30 mil passageiros. O Terminal Tude Bastos está localizado na Avenida do Trabalhador, n.02, no Bairro Sítio do Campo. O Terminal Tatico fica na esquina da Avenida Astério Genário com a Rua Valter José Alves, no Bairro Mirim.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário