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quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tudo nos Trilhos



Tudo nos Trilhos

Usiminas Mecânica produz equipamentos para o monotrilho com maior capacidade de passageiros do mundo: 48 mil pessoas por hora.

      Seis áreas envolvidas, inúmeros empregados responsáveis pela linha de montagem de um desafio: colocar de pé o primeiro monotrilho brasileiro. A Usiminas Mecânica embarcou nessa empreitada e, hoje, está produzindo os chamados "track switch", equipamentos que permitirão o controle do Expresso Monotrilho Leste, instalado em São Paulo. Ele conecta os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade.

      Os equipamntos estarão distrubuídos ao longo do trecho de mais 24 km, por onde trafegarão as primeiras composições do veículo. Ele terá capacidade para transportar 48 mil pessoas por hora e por sentido, o que corrresponde a mais de meio milhão de passageiros por dia.

      O primeiro equipamento foi inspecionado em janeiro pela canadense Bombardier Transportation, especialista no segmento de trens urbanos e uma das empresas do Consóricio Expresso Monotrilho Leste, responsável técnico pela obra. Ao todo são nove tipos de equipamentos em produção na fábrica de Ipatinga.

      A primeira viagem está prevista para o final de ano e o percurso completo deve ser concluído em 2016. O monotrilho brasileiro será conhecido mundialmente por ser o primeiro de alta capacidade do mundo.

SAIBA MAIS.

      O MONOTRILHO É UM TREM MOVIDO A ELETRICIDADE, QUE RODA SOBRE UMA ÚNICA VIGA E, NORMALMENTE, É SUSPENSO NO AR. ELE TEM DUAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES: PODE SER CONSTRUÍDO COM MAIOR RAPIDEZ E TEM DESING DE ALTO PADRÃO.


NÚMEROS.

      Cerca de 7,7 milhões de passageiros são transportados sobre trilhos no Brasil todo dia. A implantação do monotrilho é até 60% mais barata do que a do metrô convencional.
Fonte: Usiminas Mecânica.
Postagem Litoralbus por João Manoel da Silva

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