Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 9 de abril de 2013

De volta a Jundiaí, prefeito discute o BRT

5 de abril de 2013 


Prefeito conhece sistema na Colômbia que é refência internacional


O prefeito Pedro Bigardi retornou na madrugada desta sexta-feira (5) da visita técnica feita às cidades de Bogotá e Cali, na Colômbia – ambas referência mundial na implantação do sistema de corredores exclusivos de ônibus (BRT).


Conhecer de perto as vantagens e desvantagens do sistema foi um grande passo para dar início ao projeto em Jundiaí.
Munidos de muito material técnico e registro de imagens, a visita do prefeito, dos secretários Dinei Pasqualini (Transportes) e Cristiano Guimarães (Comunicação Social), além do chefe de Gabinete, Wagner Soares, se transformará em uma apresentação detalhada para as secretarias envolvidas diretamente com o projeto: Planejamento e Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos e Transportes.
A imprensa também será convidada a participar desta ação, que terá dia e horário confirmados na próxima segunda-feira (8).
Segundo o prefeito Pedro Bigardi, esta apresentação terá como objetivo nortear o início do planejamento para implantação do BRT no município.
O que é
O BRT se destaca por ser um sistema em que os ônibus trafegam por corredores exclusivos e que contam com mini-terminais de passageiros. A ideia da Prefeitura de Jundiaí é ligar as principais regiões da cidade com o comércio e o setor industrial, facilitando o acesso da população e tornando o transporte coletivo mais rápido e atrativo.

As discussões e estudos feitos pelo prefeito sobre um novo sistema de transporte público para o município já vêm do ano passado, quando ele ainda não havia nem assumido o cargo. Em dezembro de 2012, Pedro Bigardi esteve em Brasília para buscar recursos e conhecer as áreas em que poderia apresentar projetos.
“Já existia um projeto apresentado pela administração passada, mas que a execução era inviável. Conseguimos apresentar um novo projeto, com o que queremos para Jundiaí, e isso culminou com a liberação dos R$ 106 milhões”, destacou o prefeito.
Antes disso, quando ainda era deputado, Bigardi conheceu a estrutura do BRT de Curitiba (PR).
Fotos: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Jundiaí



Nenhum comentário:

Postar um comentário