Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Com mais oito ônibus zero KM, Vinhedo tem a frota mais nova da RMC e quase 80% com acessibilidade


26 de Abril de 2013


Claudemir Cruz/PMV

O Prefeito de Vinhedo Milton Serafim recebeu na manhã desta sexta-feira (26) oito novos ônibus entregues pela Rápido Luxo, empresa responsável pelo transporte urbano na cidade. 
Os novos ônibus substituem os em operação e fazem Vinhedo alcançar o patamar de frota mais nova da RMC - Região Metropolitana de Campinas, com apenas 1,4 ano de uso, bem como um percentual de acessibilidade na frota de 78,75%, com 11 ônibus com acessibilidade para uma frota urbana de 14. Muito mais do que a lei manda, portanto. 
O Prefeito Milton Serafim destacou a importância de ter novos ônibus para atender a população com qualidade e alto índice de acessibilidade. 
“É a Vinhedo que estamos construindo. Com melhores serviços para a população e inclusão social por meio da acessibilidade”, afirma. 
Os novos ônibus são equipados com elevadores e lugares reservados para o deficiente e seu acompanhante,inclusive. Em termos de acessibilidade, a frota de Vinhedo cumpre a lei dos 20% da frota com esse requisito deste 2009, quando foi adotada e agora dá esse grande salto em benefício da população. 
Na prática, o ônibus para no ponto para atender um usuário que necessita de acessibilidade, o motorista se desloca até a porta traseira e aciona o elevador. Durante todo esse processo, quando o motorista fica atendendo a pessoa com necessidades especiais, o ônibus fica automaticamente travado, sem riscos, portanto de se movimentar durante essa operação. 
A entrega dos ônibus ao Prefeito Milton Serafim foi feita pelo diretor da Rápido Luxo, Belarmino da Ascenção Marta Junior, em evento que teve também a presença do diretor da Rápido Luxo Adriano Maçaira, e dos Secretários de Vinhedo de Transporte e Defesa Social, Toninho Falsarella, de Assistência Social Claudineia Vendemiatti, de Governo, José Luis Bernegossi; do Chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Carlos Roberto Tosto; além dos vereadores Rubens Nunes (presidente da Câmara), Paulinho Palmeira, Marcio Melle, Val Roda Show, Dario Pacheco e Alexandre Viola. Entidades da cidade também prestigiaram a entrega dos ônibus, caso do LarCAB representado por Ana Carla Rotella; CEIVI, por Cristina Mazon e Conselho do Idoso, por meio de sua presidente Rosa Maria S. Reis. 
Os ônibus, modelo Mercedes Benz, com carroceria Induscar Apache Vip, são modernos e também menos poluentes. Têm bancos identificados para idosos , pessoas com deficiências múltiplas e gestantes, além de encostos altos, que proporcionam mais conforto e comodidade aos usuários. 
A Prefeitura de Vinhedo está modernizando também os pontos de ônibus que passarão a ter fotos e itinerários e deve entrar em teste em breve um tag de posicionamento do ônibus na rota por meio do SIM - Vinhedo Digital, para o usuário saber quanto tempo falta para o ônibus chegar àquele ponto. Também deve entrar em teste em breve nos pontos de parada um sistema de alerta para o ônibus avisando da presença de deficientes visuais.

Fonte: Prefeitura de Vinhedo

Um comentário:

  1. Isso sim é que é cidade que pensa no seu cidadão. Pena que a cidade tem somente 14 ônibus na sua frota urbana total! Fico pensando como seria um prefeito desse numa cidade com 1400 ônibus ! Os problemas enfrentados pelas cidades pequenas são basicamente os mesmos das cidades grandes (a diferença reside apenas na proporção dos problemas) e sendo Vinhedo uma cidade que tem melhorado o transporte coletivo, fico me perguntando porquê as outras cidades de mesmo porte e que tem até 50 ônibus na frota não copiam este bom exemplo ? Respondo: É porquê os prefeitos das outras cidades não tem interesse e somente querem ganhar dinheiro, poder e cumprir o mandato! É o fato!

    ResponderExcluir