Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Manaus - Semed recebe Unidade Móvel voltada à pesquisa

09/04/2013 

Foto: ASCOM SEMED

Semed recebe Unidade Móvel voltada à pesquisa

A unidade irá contribuir nas ações desenvolvidas pelo PESC


Visando o fomento à pesquisa e à busca de práticas associadas na área de Ciências da Natureza (biologia, física, ciências e química) aos alunos do ensino infantil e fundamental, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu a doação, na manhã desta terça-feira, (09), a Unidade Móvel Avançada de Ciência e Tecnologia, a primeira, neste modelo, no Amazonas e no Brasil.


O “Ônibus da Ciência” foi uma doação da empresa SISTECH, que já atende as salas de ciência em 255 escolas, para ampliar a atuação para as unidades que ainda não possuem laboratório de ciências. A solenidade de entrega foi na Escola Municipal Abílio Nery, localizada na avenida Torquato Tapajós, Bairro Flores, zona Centro-Oeste. O prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu as chaves da unidade móvel das mãos do gerente pedagógico do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências – PESC, Sérgio Cunha, e destacou a importância da iniciação científica entre as crianças e que o projeto precisa alcançar toda a rede.
“É algo que a gente não pode fazer só por uma escola. Temos que fazer pra todas. Já é bastante a gente começar o governo e termos tantas escolas dotadas e equipadas com o laboratório. Já é uma alegria muito grande. Temos muito tempo pela frente pra completar todas as outras, mas não vamos esperar os quatro anos pra isso. Vamos fazer bem antes”, declarou o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, a unidade irá contribuir nas ações desenvolvidas pelo Programa de Ensino Sistematizado das Ciências – PESC, no decorrer do ano da secretaria. O ônibus possui 23 lugares, sendo um para pessoa com mobilidade reduzida. Atende os usuários com 16 notebooks, Tv de plasma de 42 polegadas na área externa, aparelho de DVD, lousa interativa digital, mapas e jogos digitais, projetor multimídia, ar condicionado e acesso à internet.
“Esta entrega prova que administração do Pauderney está dando certo e que ele está fazendo tudo o que é possível para melhorar a qualidade do ensino na capital”, explicou Neto.
A unidade atenderá as escolas da zona urbana e rodoviária de Manaus a partir de um cronograma, a fim de contribuir no desempenho dos alunos e, também, colaborar no trabalho realizado pelos professores na área das Ciências Naturais. A primeira escola beneficiada com recursos disponíveis será o Centro Municipal de Ensino Infantil - CMEI Ismail Aziz, na Rua Imbú, nº 150, Comunidade Ismail Aziz, no quilômetro 25 da BR 174, na zona rodoviária de Manaus.
O espaço pedagógico contará com pedagogos e professores da rede municipal que auxiliarão os alunos em pesquisas e momentos lúdicos, além de experimentações de forma simples, fundamentadas e acessíveis. Os temas a serem trabalhados são: o corpo humano, higiene, saúde, alimentação, novas tecnologias, ambiente e outros.
A unidade conta, também, com oficinas dentro e fora da unidade, com modelos de anatomia e experimentos, quebra-cabeças, dominós, jogos de memória, tabuleiros e sequencias logicas que servirão como subsidio de ensino e aprendizagem.
Para aluna Maria Fernanda, 11, do 5º ano, este novo aparato tecnológico irá complementar o ensino que é passado a ela em sala de aula. “Este ônibus é muito legal. Tenho certeza que com ele, vou aprender mais ainda” disse a aluna.
Pauderney Avelinino ressaltou que a unidade dará novas oportunidades. “Esta unidade irá levar ciência para as crianças, aonde a ciência ainda não chegou, deste modo, este laboratório móvel vem preencher uma lacuna que tínhamos nesta área do conhecimento (Ciências Naturais). Estamos muito gratos por essa doação”, completou Avelino.
Fonte: Prefeitura de Manaus


Nenhum comentário:

Postar um comentário