Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Motoristas de van fazem protesto na Câmara de Vereadores

POR Paloma Savedra

Rio -  Cerca de 150 motoristas de vans fizeram manifestação em frente à Câmara de Vereadores, no Centro do Rio, na tarde desta terça-feira, protestando contra o decreto do Prefeito Eduardo Paes que os proíbe de circular pela Zona Sul.
Os manifestantes chegaram a entrar no plenário, mas não houve sessão, poque não havia quórum suficiente. Os motoristas tentam fazer pressão para que seja votado ainda nesta quarta-feira o decreto do vereador jeferson Moura (Psol), que será publicado no Diário Oficial da Câmara também nesta quarta, e tenta suspender o decreto do prefeito.
Passageiros enfrentaram dificuldades sem vans | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Passageiros enfrentaram dificuldades sem vans e pontos ficaram cheios | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Com o cancelamento da sessão, os manifestantes ficaram na escadaria da Câmara protestando. Os Vereadores Luis Antonio Guaraná (PMDB), Laura Carneiro (PTB), Paulo Pinheiro (Psol), Eleomar Coelho (Psol), Márcio Garcia (PR), Jeferson Moura (Psol) S. Ferraz (PMDB), Doutor Gilberto (PTN), Marcelo Arar (PT), Tio Carlos (DEM) e Alexandre Isquierdo (PMDB) fizeram uma reunião com lídereres dos Motoristas de Vans (Sindivans-Rio) , do Sindicato das Cooperativas de Vans (Sindtrans) e do Sindicato do Transporte Alternativo (Sintral), para tentar negociar com o governo a suspensão da proibição contra as vans na Zona Sul.
Na saída da reunião, o líder do governo, vereador Guaraná, não falou com a imprensa e foi direto passar ao prefeito a pauta do encontro. Guaraná marcou uma nova reunião para amanhã, para dar uma resposta do Prefeito aos motoristas. Segundo o porta-voz do movimento, diretor juridico do Sindivans-Rio Guilherme Biserra, essa resposta teria que vir com uma suspensão imediata do decreto.
Segundo dia sem vans provocou caos na Leopoldina | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Segundo dia sem vans provocou caos na Leopoldina | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
"Não houve acordo, mas a sinalização é positiva. Hoje, houve uma abertura de um canal para uma negociação amanhã, que já passa sob a imediata suspensão do decreto. E nós não vamos abrir mão do PDL (projeto do vereador Jeferson Moura). Essa medida está trazendo prejuízo à população, aos trabalhadores e também cria um impasse político, um clima de tensão. O governo tem que admitir que foi um erro", disse Biserra.
Segundo o Presidente do Sindivans-Rio, Adilson Honório, o vereador Guaraná conseguiu também uma reunião entre os representantes da categoria o Claudio Ferraz, responsável pela Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.
A medida da Prefeitura começou a valer nesta segunda-feira. Durante a manhã de ontem, houve muitas filas nos pontos e ônibus lotados, principalmente na Leopoldina e na Rocinha. Nesta terça, Paes determinou que as empresas de ônibus aumentassem a frota nas ruas para atender à população. Cerca de 6 mil vans regulamentadas circulam pelo Rio e 1mil pela Zona Sul, atendendo a 150 mil passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário