Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Unesp recebe oito novos ônibus Volvo B9R com carroceria Irizar














A Unesp, uma das melhores e mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil, adquiriu oito ônibus Volvo. Os novos veículos destinam-se a oito unidades da Unesp, a única universidade com unidades em praticamente todo o território paulista. Os ônibus serão usados em viagens de ensino e pesquisa de estudantes e professores.



A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) receberá nesta sexta-feira, 28 de janeiro, oito novos ônibus Volvo B9R com carrocerias Irizar Century. Os novos veículos serão distribuídos em oito, das 23 unidades distribuídas no estado de São Paulo.
A aquisição é resultado de licitação pública realizada pela universidade, vencida pela Irizar, fabricante de carrocerias para ônibus de Botucatu, que optou pelos chassis Volvo B9R ao formular sua proposta. “Escolhemos o Volvo B9R por suas características de tecnologia mais completa, com destaque para a segurança e o conforto do motorista e dos passageiros”, afirma João Paulo Ranalli, gerente nacional de vendas da Irizar.
Conforto para passageiros e motorista
Os B9R é um dos mais recentes lançamentos da Volvo para o mercado brasileiro de ônibus, desenvolvido para atender os mais exigentes padrões de transporte de passageiros no que se refere à disponibilidade, consumo de combustível, segurança e conforto. É equipado com a arquitetura eletrônica BEA2 - sigla que em português significa arquitetura eletrônica para ônibus (Bus Electronic Architeture). Em sua segunda geração, a BEA aumenta ainda mais os benefícios operacionais e de desempenho.
No B9R o motorista tem no display do computador de bordo dezenas de informações do motor, da caixa de câmbio, dos freios, da suspensão e das luzes externas. Entre os pontos fortes do veículo, destacam-se a suspensão eletrônica, o VEB (Volvo Engine Brake) - o freio motor Volvo - e a caixa de câmbio automatizada I-Shift, que torna a operação mais eficiente e muito mais confortável tanto para os passageiros como para o motorista.
Os veículos destinados à Unesp possuem carrocerias Irizar modelo Century com variações de configuração de forma a atender as necessidades específicas de cada unidade a que se destinam, segundo Ranali. “São três tipos básicos de configurações: com porta central, BWC e capacidade para 42 lugares, com porta central e sem BWC e 44 lugares, e com porta dianteira, sem BWC e capacidade para 44 lugares. Todos são equipados com ar condicionado e, por padrão da Volvo, com caixas de câmbio automatizadas I-Shift”, descreve.
“É muito importante poder atender à Unesp, uma das grandes universidades brasileiras, oferecendo um produto que incorpora a mais avançada tecnologia em transporte de passageiros, e dando visibilidade à marca em um ambiente onde nasce toda tecnologia, que é a educação”, afirma José Luis Gonçalves, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America. “A opção desta conceituada instituição pela Volvo é um reconhecimento para o nosso esforço permanente em oferecer sempre ao mercado brasileiro o que há de mais avançado em soluções de transporte com o melhor desempenho operacional”, conclui.
Unesp
A Unesp tem destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. É uma das três universidades públicas de ensino gratuito de São Paulo, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Uma peculiaridade que a distingue das demais é a sua estrutura multicâmpus com unidades em 23 cidades do Estado.
Ao todo, são 32 unidades, que oferecem 169 opções de cursos de graduação em 64 profissões de nível superior, que formam, por ano, 6 mil novos profissionais e são responsáveis por 115 programas, que oferecem 110 mestrados acadêmicos, 4 mestrados profissionais e 91 doutorados acadêmicos. Possui 3,4 mil professores, mais de 6,8 mil funcionários, 35 mil alunos na graduação e mais de 10 mil na pós graduação. Há ainda 1,8 mil estudantes em cursos lato sensu.
Por Comunicação VOLVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário