Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Rapidez é fator de escolha no transporte

27 de Janeiro de 2011

Maioria diz estar descontente com o sistema

transporte público, ipea, transporte de passageirosAlgumas pessoas usariam sistema se ele fosse mais ágil

Mais de 35% dos brasileiros consideram que um bom transporte precisa ser rápido. Talvez seja este o motivo pelo qual mais de 50% das pessoas não utilizam o transporte público no País.

Segundo dados de uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) – que ouviu 2.770 pessoas - sobre a percepção do usuário quanto à mobilidade, apenas 44,3% dos entrevistados afirmaram ter o transporte público como seu principal meio de deslocamento. A região com maior uso do sistema é a Sudeste, com 50,7%. Já a Nordeste é a que menos utiliza, apenas 37,5%.

Em compensação, a procura por transporte individual tem crescido em todo o território nacional. Em dez anos, por exemplo, a frota de automóveis e motocicletas cresceu 83,5% e 284,4%, respectivamente.

“Em 2000, os automóveis eram 62,7% do total de veículos do Brasil. As motos eram 13,3%. Agora, os automóveis são 57,5%, contra 25,2% das motocicletas”, constata Marcio Pochmann, presidente do Ipea.

O executivo destaca também que “houve crescimento na frota de transporte público, mas não na mesma proporção”. Tanto é que na mesma base de comparação, a frota de microônibus aumentou 115,3%, já a de ônibus 70,6%. Mesmo assim, “hoje, há um ônibus para cada 427 habitantes, em 2000, o índice era de um para cada 649 pessoas”.

Para Pochmann, fazer com que a população identifique o transporte público como mais rápido, seguro e com preço justo é um fator que pode reverter este cenário. “É preciso políticas públicas, a população tem interesse em usar o transporte público”, disse, se referindo a números da pesquisa que mostram que 20,8% dos entrevistados migrariam para o sistema se o mesmo fosse mais ágil.

Entretanto, o mesmo quesito aponta que 24,1% da população afirmam que por nenhum motivo deixariam o meio de transporte atual. Este índice foi maior nas regiões Centro-Oeste (32,5%) e Sul (32,3%).

Insatisfação

Quando a questão é a satisfação dos usuários com o transporte público, apenas 29% dos entrevistados o consideram bom (26,1% afirmaram que o sistema é bom e 2,9% disseram achar muito bom). Em compensação 39% dos passageiros estão insatisfeitos – 19,8% avaliam como muito ruim e 19,2% como ruim.

Por região, os sulistas são os mais otimistas: 44,9% da população avaliam o transporte público positivamente. Já os passageiros do Sudeste são os que mais identificam problemas no sistema: 45,9% apontam como ruim ou muito ruim.

Fonte: Webtranspo: Elizabete Vasconcelos - Foto: Adamo Bazini (Creative Commons)

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/21206-rapidez-e-fator-de-escolha-no-transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário