Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Curitiba otimizou o transporte

06 de Janeiro de 2011

Medidas tomadas visam melhorar a qualidade

curitiba_transporte-passageiros189 ônibus foram integrados ao transporte da cidade


Em 2010, os usuários do transporte coletivo de Curitiba (PR) tiveram à disposição algumas melhorias no sistema. Entre os investimentos, o governo local aponta a aquisição de 189 ônibus, bilhetagem eletrônica e a entrada do primeiro ônibus Ligeirão.

De acordo com a secretaria de transportes, as novidades visam atender o contingente de 2,4 milhões de passageiros por dia. Ao todo, o sistema possui 1.915 ônibus que percorrem 500 mil quilômetros em 21 mil viagens diariamente.

Além dessas melhorias, o ano passado reservou outras novidades para o transporte público. Entre as principais esteve a primeira licitação pública para operação do transporte coletivo de Curitiba garantiu contratos que prevêem a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

As novas normas passaram a valer em 7 de dezembro e um benefício já foi implantado: cobertura de seguro para passageiros que sofram danos físicos no transporte coletivo – o que é inédito em nível nacional e um dos resultados da licitação.

Os resultados da experiência com biocombustível iniciada em agosto de 2009 na Linha Verde levaram a ANP (Agência Nacional de Petróleo) a autorizar, em 2010, a ampliação do projeto. Outro projeto importante implantado foi o teste do primeiro ônibus híbrido da Volvo, movido com motor elétrico e a diesel/biodiesel.

Os testes com o Hibribus foram feitos durante três semanas em setembro na linha Interbairros II. De acordo com a empresa que realizou os testes, houve economia de combustível de 54,68%. A projeção anual é de redução de 32 toneladas na emissão de monóxido de carbono; 473 quilos de óxido de nitrogênio; e 11,2 quilos de material particulado.

Fonte: Webtranspo / Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20990-curitiba-otimizou-o-transporte-em-2010-

Nenhum comentário:

Postar um comentário