Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

São José do Rio Preto-Empresas têm 10 dias para atualizar frota

São José do Rio Preto, 6 de Janeiro, 2011
Empresas têm 10 dias para atualizar frota

Allan de Abreu


Sergio Isso
Ônibus da Pevê Tur: empresa afirma que obedecerá à determinação da agência reguladora

A Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) deu prazo de dez dias para que quatro empresas de transporte coletivo da região atualizem suas frotas, sob pena de multa. De acordo com portaria do órgão publicada ontem no Diário Oficial, a San Raphael e a Pevê Tur, ambas de Rio Preto, além da Transrápido São Francisco, de Votuporanga, e a Viação Luwasa, de Catanduva, têm mais de 20% de veículos acima de 10 anos de fabricação, o que contraria o artigo 61 do decreto estadual 29.913, de 1989.

De acordo com a assessoria da Artesp, caso não cumpram o prazo as empresas serão multadas - os valores não foram informados - e, em caso de reincidência, será cassada a licença de operação da empresa.

Frota velha

A situação mais crítica é a da São Francisco. A empresa conta com 12 ônibus, todos com idade acima de dez anos. O sócio-proprietário da empresa, Hélio Pacheco, admite a irregularidade. “Não dá para fazer na velocidade que a Artesp pede. Pegamos a empresa em estado pré-falimentar, e estamos reconstruindo aos poucos”, diz. Até a metade deste ano, Pacheco promete adquirir seis veículos, dois novos e quatro seminovos. A empresa atende aos municípios de Votuporanga, Paulo de Faria, Indiaporã, Cardoso, Sebastianópolis do Sul, Macaubal, Pontes Gestal, Américo Brasiliense e Rio Preto.

A Pevê Tur afirma ter adquirido quatro ônibus novos, que atualmente estão em fabricação. “Vamos obedecer à determinação da agência reguladora”, diz o gerente administrativo da empresa, Edvaldo Roberto Leite de Miranda. Segundo ele, a Pevê Tur já havia sido notificada no fim do ano passado da irregularidade. A empresa é responsável pelo transporte suburbano entre Rio Preto e municípios vizinhos como Bady Bassitt, Adolfo, Ipiguá, Mirassolândia, Sales, Nova Aliança e também Onda Verde.

A Viação São Raphael alega ter atendido às exigências do decreto estadual em agosto de 2010, quando foram adquiridos nove veículos zero quilômetro. No entanto, desses ônibus, apenas dois já estão em operação. “Cinco já seria suficiente para seguir o que a Artesp pede”, afirma Márcio Rodrigo Brogna, coordenador jurídico da empresa. A São Raphael tem atualmente 70 veículos na frota, e atende vários municípios a partir de Rio Preto, como São Paulo, Icém, Nova Granada, Palestina e Cardoso.

A assessoria da Viação Luwasa negou que a frota esteja defasada. De acordo com a empresa, atualmente nenhum ônibus tem mais de dez anos de uso. A Luwasa é concessionária de linhas ligando Catanduva a Rio Preto, Urupês, Ibirá, Marapoama, Novo Horizonte, Itajobi, Elisiário, Santa Adélia, Pindorama, Palmares Paulista, Paraíso, Novais, Monte Azul Paulista e Bebedouro.


Fonte:http://www.diariodaregiao.com.br/novoportal/Noticias/Cidades/43375,,Empresas+tem+10+dias+para+atualizar+frota.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário