Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Praia Grande - EMTU sinaliza positivamente ao BRT

Notícia do dia 3/1/2014
Por Ludmila Pilipavicius


Cidade poderá contar com moderno sistema

Novas diretrizes foram definidas na manhã desta sexta-feira (03)



Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (03), no gabinete do prefeito Alberto Mourão, o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Junior sinalizou positivamente à implantação do BRT (sigla para Bus Rapid Transit) no lugar do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) no trecho de Praia Grande. 

A discussão sobre os possíveis traçados para o sistema de transporte durou mais de duas horas, mas foi bastante produtiva e positiva, de acordo com o representante da EMTU, que esteve acompanhado de um grupo de técnicos do órgão. “Nos comprometemos a substituir o projeto funcional existente de modo que essa nova diretriz seja contemplada. Em seguida, o projeto deve ser apresentado ao Ministério das Cidades, em Brasília”.

O projeto vai ao encontro do que foi apresentado pelo prefeito Alberto Mourão na última reunião do grupo, realizada no dia 12 de dezembro, e da qual também participou o prefeito Luis Claudio Bili. A ideia é que Praia Grande conte com o BRT nas marginais da Via Expressa Sul, seguindo pela Avenida Ayrton Senna da Silva, Ponte do Mar Pequeno, até a Avenida Eduardo Mascarenhas, em São Vicente, onde seria interligado ao VLT. Na outra ponta, outra estação de transbordo no Bairro Caiçara receberia os passageiros vindos do Litoral Sul e os levaria, por meio de um corredor exclusivo de ônibus, até o Samaritá, em São Vicente.

Para Mourão, além de mais viável financeiramente, o BRT é uma alternativa de implementação mais rápida. “As vantagens são muitas. Seria possível até mesmo criar bolsões de estacionamento para bicicletas nas estações de embarque, integrando mais um meio de transporte”.

O prefeito acredita ainda que o BRT pode beneficiar os moradores do Litoral Sul, onde a implantação do VLT já foi descartada. “Essa é uma forma de facilitar o acesso dos moradores daquela região ao VLT”.

O BRT é um sistema de transporte coletivo de média capacidade, operado por ônibus articulados e biarticulados que circulam em vias exclusivas sem interferência do tráfego geral, encurtando o tempo de viagem. 

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário