Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

São Paulo - Cidade ganha mais 4,7 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus

15:14:00 24/01/2014



Com implantações nas zonas oeste e sudoeste, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ chega a 308,3 km de vias inauguradas desde 2013


A cidade de São Paulo ganhará nesta semana mais 4,7 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus em vias das zonas Oeste e Sudoeste. Com as novas implantações, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 308,3 quilômetros de vias para aumentar a velocidade do transporte coletivo inauguradas desde o início do ano passado.
No início de 2013, a meta da Prefeitura era implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. Até dezembro, 300 quilômetros de faixas exclusivas foram implementados na cidade. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.


Zona Sudoeste
A Estrada de Itapecerica, na zona Sudoeste da cidade, receberá na próxima semana dois quilômetros de faixa exclusiva para ônibus à direita, em ambos os sentidos. O transporte público terá prioridade no trecho entre as ruas Feitiço da Vila e Safra, de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 9 horas no sentido Centro e das 17 horas às 20 horas em direção ao Bairro.

Zone Oeste

Outros 3,5 km de faixa exclusiva à direita para ônibus serão implementados nas ruas Cerro Corá e Heitor Penteado, na zona Oeste da cidade, nos seguintes trechos:

- Na Rua Cerro Corá, em ambos os sentidos, entre as ruas Heitor Penteado e Carmimuá e entre as ruas Jacuanga e Mário Whaterley;


- Na Rua Cerro Corá, no sentido Bairro, entre as avenidas Diógenes Ribeiro de Lima e Queiroz Filho;



- Na Rua Heitor Penteado, no sentido Centro, entre as ruas Cerro Corá e João Moura;



- Na Rua Heitor Penteado, no sentido Bairro, entre a Rua Jaciporã até a Rua Cerro Corá.

O transporte coletivo terá prioridade de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 9 horas em direção ao Centro e das 17 horas às 20 horas rumo ao Bairro.


Com os ônibus circulando com prioridade à direita, o tráfego geral terá uma faixa de rolamento remanescente à disposição. Para isso, foram efetuadas alterações na regulamentação de estacionamento ao longo da Rua Cerro Corá, com proibição de estacionar em ambos os lados por período integral.

Na Rua Heitor Penteado, as conversões à esquerda junto aos cruzamentos das ruas Oscar Caravelas e Pereira Leite serão desativadas. O sistema binário implantado nas ruas Rifaina e Pedro Soares de Almeida servirá como servirá como opção no primeiro caso e, no caso da Rua Pereira Leite, a opção será a própria Rua Cerro Corá.
As ruas Rifaina e Pedro Soares de Almeida terão seu sentido de circulação invertido na noite de sábado (25) para domingo (26). Com a proibição da conversão à esquerda da Rua Heitor Penteado junto à Rua Oscar Caravelas, no sentido Bairro, a alternativa se dá pelo acesso às ruas Rifaina e Rua Pedro Soares de Almeida, retornando na Rua Heitor Penteado à esquerda e convergindo à direita na Oscar Caravelas.

Fiscalização

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho das alterações, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário