Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

São Paulo - Cidade ganha mais 3,6 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus

14:00:00 20/01/2014



Com as implantações nas zonas Oeste e Norte, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ chega a 303,6 km de vias inauguradas desde 2013


A cidade de São Paulo ganhou nesta segunda-feira (20) mais 3,6 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus em vias das zonas Oeste e Norte. Com as novas implantações, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 303,6 quilômetros de vias para aumentar a velocidade do transporte coletivo inauguradas desde o início do ano passado. 
No início de 2013, a meta da Prefeitura era implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. Até dezembro, 300 quilômetros de faixas exclusivas foram implementados na cidade. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.

Zona Norte
Foram implementados mais 700 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na região do Carandiru. Os ônibus terão prioridade pela nova faixa em direção ao Bairro nas ruas Jacuna no sentido Bairro, no trecho entre a Av. Zaki Narchi e a Rua Galatéa; e Galatéa, também no sentido Bairro, no trecho entre as ruas Jacuna e Maria Cândida.

A rua Abílio Pedro Ramos, na Vila Nilo, também ganhou um quilômetro de faixa exclusiva à direita, no sentido Bairro, no trecho entre a Rua Irmã Emerenciana e a Rua Lopes da Costa.

Outros 800 metros de faixas exclusivas foram implementados na região da Freguesia do Ó. Os coletivos terão prioridade à direita, no sentido Centro, pela avenida Santa Marina, entre as ruas Jovaraú e da Balsa, e pela Avenida Nossa Senhora do Ó, entre a Rua da Balsa e a Av. Inajar de Souza.

Zona Oeste
A região da Lapa ganhou mais 1,1 km de faixas exclusivas nas ruas Monteiro de Melo, no sentido Lapa, no trecho entre as ruas Joaquim Machado e Coriolano, e também nas ruas Jeroaquara e Trajano, entre a Rua Coriolano e a Praça Melvin Jones.

Todas as faixas implementadas nesta segunda-feira (20) vão funcionar de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas.

Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho das alterações, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário