Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Recife - Mascarenhas de Morais recebe Faixa Azul no sentido subúrbio/cidade nesta quarta-feira (29)


Mobilidade
| 28.01.14 - 15h15

Serão mais sete quilômetros de corredor exclusivo na avenida. 
Desde o início de janeiro, o sentido contrário já conta com o benefício. 
(Foto: Inaldo Lins/PCR) - 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar, a partir de amanhã (29), a terceira Faixa Azul na cidade. Dessa vez, o corredor escolhido foi a Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, no sentido cidade. No início de janeiro, o sentido subúrbio já havia sido implantado. Agora, serão 14 quilômetros de Faixa Azul só nesta via. O objetivo da implantação é fazer com que os usuários dos ônibus cheguem mais rápido aos seus destinos, uma vez que reduzirá o tempo de viagem

Com uma extensão de sete quilômetros só no sentido cidade, o corredor dará prioridade ao transporte público. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h. O novo corredor exclusivo vai da Rua Arthur Lopes até a Rua Júlio Verne. Diariamente, são transportadas cerca de 112 mil passageiros através das 31 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido e trecho da implantação). 

A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Com a implantação de amanhã, serão 21,6 quilômetros de corredor exclusivo de ônibus no Recife, sendo 15,6 somente de Faixa Azul.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a iniciativa beneficia muito os passageiros do transporte coletivo. “Por esta via circulam muitas linhas de ônibus, que transportam mais de 100 mil passageiros diariamente. Com a implantação do sentido subúrbio, nós já identificamos o aumento de cerca de 20% na velocidade média dos coletivos. Acreditamos que a implantação dessa nova faixa, representa um enorme benefício para todos os usuários. Esta é mais uma diretriz do prefeito Geraldo Julio para contribuir para um transporte público mais eficiente”, comentou.

A fiscalização será realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da Companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. “A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro”, afirmou Taciana. O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação).

Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

A AÇÃO – Até junho de 2014, cerca de 60 quilômetros de Faixas Azuis vão estar implantados em 12 ruas e avenidas da cidade.

Vias que receberão Faixa Azul, além da Rua Cosme Viana e da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais:

· Avenida Recife
· Avenida Beberibe
· Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
· Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
· Avenida Herculano Bandeira
· Avenida Conselheiro Aguiar
· Avenida Antônio de Góis
· Rua Cônego Barata
· Estrada dos Remédios
· Avenida Visconde de Albuquerque
· Estrada Velha de Água Fria 

Fonte: Prefeitura de Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário