Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Porto Alegre - Prefeitura e Moovit lançam aplicativo de mobilidade na Capital


17/01/2014 08:34:46

Foto: Divulgação/PMPA
Informações podem ser geradas pelos usuários do transporte público
Informações podem ser geradas pelos usuários do transporte público
A prefeitura de Porto Alegre e a startup israelense Moovit lançam oficialmente nesta sexta-feira, 17, o aplicativo de mesmo nome desenvolvido pela empresa de tecnologia voltado à mobilidade urbana. O ato de apresentação acontece a partir das 11h no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevideo, 10). A ferramenta, além de se basear nos dados oficiais da Capital, disponibilizados no portal DataPOA, utiliza também informações geradas pelos próprios usuários para construir um mapa de rotas, horários, características de cada linha e veículo e posição geolocalizada dos ônibus com o objetivo de otimizar o uso do transporte público. Com os dados gerados pelos usuários, será possível também à prefeitura avaliar de forma mais global e ao mesmo tempo detalhada a situação do serviço da Capital.  
A solução disponibilizada aos porto-alegrenses e visitantes, que pode ser baixada gratuitamente nos sistemas IOS e Android ou acessada pelo computador, permite que usuários do transporte coletivo tracem rotas de ônibus, calculando exatamente quanto tempo o transporte vai demorar para chegar à parada. É com base nas informações dos usuários e o GPS de seus celulares que se chega a estes dados e, portanto, como defendem os idealizadores, quanto maior e mais ativa a participação das pessoas, maior será a eficiência do aplicativo.
Com o aplicativo, explica o prefeito José Fortunati, o usuário terá mais uma ferramenta capaz de reunir informações que certamente permitirão um uso mais racional e eficiente do sistema de transporte público da cidade. “Sem dúvida, essa parceria se soma a outras iniciativas que procuram garantir a moradores e visitantes mais qualidade na experiência de utilização da nossa rede de transportes”, afirmou.
Segundo o CEO do Moovit, Omar Tellez, a chegada a Porto Alegre integra a estratégia de internacionalização da empresa e é tratada como fundamental para a consolidação do serviço no Brasil. “Estamos chegando ao país de forma gradual e entendemos que os resultados obtidos na capital gaúcha serão balizadores para a sequência do nosso projeto. Estamos muito felizes com esse lançamento e animados com a perspecticva de contribuir cada vez mais com a cidade”, explicou.
Para o diretor-presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a solução desenvolvida pela equipe do Moovit oportuniza ao usuário participar ativamente, passando informações que serão disponibilizadas pelo aplicativo. "A população está ganhando mais uma ferramenta para ajudar na fiscalização do transporte coletivo, uma espécie de pesquisa em tempo real que certamente nos ajudará na qualificação do serviço", detalhou.
A disponibilização da ferramenta não acarretará custos o município.
Sobre o Moovit - O Moovit é uma ferramenta para usar o transporte público de forma mais inteligente. Ao combinar os dados dos transportes com os dados gerados ao vivo pela comunidade de usuários, o Moovit dá uma visão completa, em tempo real, de como a viagem será, para que os usuários possam economizar tempo e viajar tranquilos. O app vai muito além de tabelas de horários e oferece informações quanto aos horários de chegada e saída em tempo real, planejamento de viagens e navegação de ponto-a-ponto utilizando todos os meios de transportes disponíveis. O Moovit está disponível em mais de 100 cidades pelo mundo incluíndo Nova York, Londres, Los Angeles, Paris, Madri, Barcelona, Roma, São Paulo, Rio de Janeiro, Bogotá, Santiago do Chile, Cidade do México, Sydney, Toronto e Tel Aviv. O aplicativo é gratuito para sistemas Android e iOS.
Links para baixar o aplicativo:
Google Play (Requer Android 2.3.3 ou superior)
App Store (Compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Este app está otimizado para iPhone 5)
Vídeo institucional: http://youtu.be/1VehkavG2Xk
Texto de: Thiago Ribeiro
Edição de: Manuel Petrik
Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário