O primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que chegou ao Porto de Santos na manhã de quinta-feira (22/05) , seguirá para São Vicente a partir da próxima segunda. O transporte será feito por caminhão.

O desembarque da composição, dividida em três partes e com capacidade para 400 passageiros, aconteceu no terminal da Deicmar, no cais do Saboó e teve início às 7h47. A descarga do segundo módulo ocorreu às 8h15. Já a do terceiro, às 8h23. O VLT veio ao complexo santista a bordo do navio ro-ro Grande Buenos Aires. A embarcação atracou por volta das 23 horas de ontem.
O desembarque do trem contou com a presença do presidente da EMTU, Joaquim Lopes. Segundo ele, assim que chegar a Estação Nossa Senhora das Graças, o trem passará por testes, que serão feitos em três etapas e incluem aceleração, frenagem e energia. A previsão é de que em agosto já sejam realizados testes com passageiros.
O trem vai integrar o primeiro trecho do projeto, que deverá entrar em funcionamento em março do próximo ano. Ao todo, serão 10 composições nessa fase inicial, entre São Vicente, na Avenida Marechal Deodoro e a Rua Nossa Senhora das Graças, seguindo até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. O segundo trecho Porto-Conselheiro Nébias, encontra-se em fase de licenciamento ambiental.
Durante o desembarque da composição, o presidente da EMTU também anunciou para os próximos dias a abertura da licitação, no valor de R$ 35 milhões, de equipamentos que farão parte das estações. 





Características
 
O modelo do trem é o Tramlink, da Vossloh, com sete carros e capacidade para 400 passageiros. O primeiro trem deixou o Porto de Bilbão, na Espanha, no último dia 7 de abril. Além dele, outros dois serão fabricados na Espanha. Os 19 restantes, dos 22 previstos no contrato, serão fabricados no Brasil pela T'trans, na fábrica de Três Rios.
 
Cada composição transportará 400 passageiros, dos quais 72 sentados. O trajeto levará 30 minutos entre os dois pontos limites do trajeto. E correrá de forma silenciosa sobre os trilhos, podendo desenvolver até 70 km/h, sincronizado com a abertura dos sinais em cruzamentos com outros veículos nas cidades.
 
Os veículos contam com 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento. Eles possuem ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
 
O VLT vai operar das 5 horas à meia-noite e, de madrugada, passará por manutenção. Será integrado a linhas de ônibus e bicicletários.

Obras

As obras do VLT em Santos possuem seis frentes de trabalho. São elas: Estação Nossa Senhora de Lourdes, Túnel José Menino,  três frentes de pavimentação e frente do Pátio Porto.
Já em São Vicente são 12 frentes: cinco trabalhando na via permanente (que contam com “subfrentes” como, por exemplo, drenagem, escavação, montagem de banco de dutos, entre outros); cinco frentes nas estações; Frente do Viaduto Emmerich (na qual existem “subfrentes” como, por exemplo, da Parede Diafragma, Remanejamento de Interferências, Escavação e Demolição do viaduto) e uma frente de pavimentação.

De acordo com a EMTU, 70% das obras do primeiro trecho estão concluídas. Das 14 estações, seis deverão ser entregues até o final de maio, incluindo a primeira de Santos (Nossa Senhora de Lourdes). As demais estações da cidade devem começar a ser construídas após finalização de estudo com a CET, para minimizar a interferência dos serviços ao tráfego local. Os serviços em Santos continuam no Túnel José Menino, Pátio Porto, além de obras de pavimentação e outras frentes em São Vicente.






Créditos:
Fotos deIsabela Carrari (D.O. Santos), Infográfico Juliana e Charge de Ed Carlos




Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)