Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Marcus Alexandre e Tião Viana entregam novos ônibus para o transporte coletivo de Rio Branco

Publicado em Segunda, 26 Maio 2014 16:16


O prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana entregaram nesta segunda-feira, 26, no pátio da CEASA, dezesseis novos ônibus para o sistema de transporte coletivo de Rio Branco como parte da renovação e modernização da frota. Os veículos irão operar nas linhas UFAC, Calafate/ São Miguel, Calafate/Ilson Ribeiro, UFAC/Rodoviária, Norte Sul/Santa Inês, Custódio Freire, Mocinha Magalhães, Santa Maria/Vila Acre, Apolônio Sales, São Francisco/INCRA, São Francisco/Placas, Alto Alegre, Taquari, Cidade do Povo, Tancredo Neves, Bahia/Palheiral.
Estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, lideranças comunitárias como Gilson Albuquerque, presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco; os vereadores Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal, e Graça da Baixada; lideranças empresariais como Marcelo Cavalcante, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Acre (SINDCOL), técnicos, gestores e trabalhadores do sistema de transporte coletivo de Rio Branco. O superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, deu as boas-vindas aos presentes, agradecendo a todos pela demonstração de compromisso com o transporte público da capital.
Marcus Alexandre apresentou a Tião Viana a novidade deste lote de coletivos. Os dois avaliaram o interior do ônibus trucado que irá percorrer as linhas troncos ou expressas, como o Circuito Universidades e Calafate. O governador gostou do que viu e avaliou que os investimentos da Prefeitura de Rio Branco na mobilidade urbana tem o grande significado da melhoria de qualidade de vida para a população. “Isso significa acima de tudo um salto na qualidade de vida. É um trabalho admirável que a prefeitura de Rio Branco tem feito, com o apoio do governo estadual e federal, para oferecer um serviço de transporte digno à população”, disse Tião Viana.
A entrega dos novos ônibus é parte da política de investimentos e melhorias no sistema de transporte público de Rio Branco e é também parte do processo de renovação da frota que vem sendo implementada desde o início da gestão do prefeito Marcus Alexandre. Agora, Rio Branco conta com 170 ônibus distribuídos em 54 linhas. Os novos veículos irão fortalecer o serviço de transporte nas linhas Ufac, Calafate, Rodoviária, Norte Sul/Santa Inês, Custódio Freire, Mocinha Magalhães, Santa Maria/Vila Acre, Apolônio Sales, São Francisco, Alto Alegre, Taquari, Cidade do Povo, Tancredo Neves e Bahia/Palheiral.
Em 2013, foram entregues à população vinte e seis novos ônibus, dos quais cinco são articulados (tem o dobro da capacidade de transportar passageiros) que operam nas linhas com grande número de passageiros como Sobral, Santa Maria e Liberdade. Atualmente, a frota de ônibus de Rio Branco é de cento e setenta coletivos que operam em cinquenta e quatro linhas de ônibus, atendendo a zona urbana e algumas rurais que ficam no entorno da cidade. Dois desses novos ônibus irão atender linhas recém criadas como a Belo Jardim e Cidade do Povo. 
Investimentos em mobilidade social fazem de Rio Branco uma capital atenta à sustentabilidade socioambiental
Como parte da política de investimentos e modernização do sistema de transporte coletivo de Rio Branco na gestão do prefeito Marcus Alexandre destacamos os seguintes avanços: a reforma, modernização e ampliação do Terminal Urbano, iniciada na gestão do ex-prefeito Angelim e concluída em 2013, onde foram disponibilizados banheiros, inclusive com fraldários para maior comodidade das mães, bebedouro, praça de alimentação para os usuários nas plataformas, painéis com horários de chegadas e saídas dos coletivos, entre outros; a implantação de GPS nos ônibus, o que permite monitoramento e acompanhamento de toda a frota em tempo real via internet no Centro de Controle de Operações – CCO, implantado no Terminal Urbano; a histórica redução da tarifa a 1 real para mais de 60 mil estudantes da capital e também a redução da passagem de R$ 2,40 para R$ 2,35 para os usuários que utilizam o bilhete eletrônico e o congelamento da tarifa até 2014. A implantação das linhas expressas com ônibus articulados, alongados e o rebaixado; a construção e reformas de abrigos de ônibus.
Além dos novos ônibus, a prefeitura de Rio Branco através do SINDCOL, também adquiriu este ano, duas novas kombis com ar condicionado, além de outras duas já existentes, para atender com transporte pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Atualmente, mais de 300 pessoas são cadastradas no SAUD que é o Serviço de Atendimento aos Usuários Portadores de Deficiências Severas, que existe desde 2005. 
Renovação reduz drasticamente a idade média da frota
Ao governador e aos presentes o prefeito Marcus Alexandre destacou o crescimento do sistema de transporte público dando ênfase ao número de passageiros que passam pelas roletas anualmente: “em 2013 foram três milhões de passageiros transportados”, lembrou o prefeito ao fazer referência ao desafio de seguir avançando, melhorando e modernizando os processos. A meta é que até 2015 Rio Branco passe a contar com 210 ônibus novos, atingindo em sua totalidade a renovação da frota. Nessa fase, a frota terá idade média de quatro anos. Há cinco anos, a idade média era de vinte anos.
Além da renovação, há em andamento uma política forte de modernização do sistema com o advento dos terminais de integração. Um bom exemplo é o Terminal de Integração da Baixada, que inaugurou um novo desenho e formato para o sistema de transporte coletivo da capital, permitindo ao passageiro a integração, podendo ingressar em várias linhas com o pagamento da mesma passagem, sem a necessidade de deslocamento até o Terminal do centro, resultando em otimização do tempo de viagem, comodidade e economia ao usuário. Outros dois Terminais de Integração estarão em operação ainda este ano, o da UFAC/Tucumã, com obras avançadas, construído em frente à UFAC e o terceiro, o Terminal Xavier Maia, com obras a iniciar nos próximos dias. Esses dois terminais (UFAC e Xavier Maia) estão sendo construídos com recursos de emenda parlamentar do senador Jorge Viana e contrapartida do município.
A prefeitura de Rio Branco está em fase de captação de recursos para a construção de outros dois Terminais de Integração, o São Francisco, para atender os moradores da parte alta da cidade e o outro na Rodoviária Internacional de Rio Branco, para beneficiar os moradores do Segundo Distrito.
Veja a distribuição dos novos ônibus por linha
  •             Ufac
  •             Calafate São Miguel
  •             Calafate Ilson Ribeiro
  •             Ufac/Rodoviária
  •             Norte Sul/Santa Inês
  •             Custódio Freire
  •             Mocinha Magalhães
  •             Santa Maria/Vila Acre
  •             Apolônio Sales
  •             São Francisco/Incra
  •             São Francisco/Placas
  •             Alto Alegre
  •             Taquari
  •             Cidade do Povo
  •             Tancredo Neves
  •             Bahia/Palheiral

O QUE ELES DISSERAM

 “Até setembro teremos a entrega de mais 13 ônibus, totalizando 29 para este ano. É a renovação da frota e uma maneira de servir bem até as novas linhas, como a da Cidade do Povo e Belo Jardim”.
Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco
“É muita satisfação trilharmos uma trajetória nova. É com satisfação que este sindicato faz parte dessa conjuntura”.
Marcos Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Coletivo do Acre
“Estão todos de parabéns por estes investimentos e vamos continuar trabalhando para melhorar o transporte coletivo de nossa cidade cada vez mais”.
Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal
“É com felicidade que hoje Rio Branco fortalece o transporte coletivo”.
Sawana Carvalho, diretora-geral do DETRAN
“Antes a pauta era outra. A gente vê agora investimentos da Prefeitura. Ainda há muito o que fazer mas já avançamos muito”.
Gilson Albuquerque, presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário