Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Belo Horizonte - Nova linha do Move amplia atendimento ao hipercentro e região hospitalar

Publicado em 30/04/2014 18:11:17




Começou no sábado, dia 26, a terceira fase de implantação do Move, com a entrada em operação de mais uma linha troncal no corredor da avenida Cristiano Machado, a 85 (Estação São Gabriel/Centro via Floresta). A nova linha oferece ao usuário mais uma possibilidade de transporte com amplo trajeto de atendimento.
Após circular pela avenida Cristiano Machado, a linha passa pelo bairro Floresta (avenida Francisco Sales e rua Itajubá), e oferece nova opção de acesso à área hospitalar, percorrendo as avenidas Alfredo Balena e Bernardo Monteiro, e também ao hipercentro, pela avenida Augusto de Lima e rua Goiás.
A linha 85 opera com seis veículos do tipo padron, com ar condicionado e com maior capacidade e conforto para os usuários. O intervalo entre as viagens, nos horários de pico, será de 15 minutos.
O prefeito Marcio Lacerda e outras autoridades da administração municipal acompanharam o início das operações. Lacerda embarcou na linha 85, na avenida Augusto de Lima, em frente ao Minascentro, e seguiu até a Estação São Gabriel. De acordo com o prefeito, até a Copa do Mundo, dois terços do sistema Move estarão em operação e as vias de circulação, prontas. “Com a implementação da linha 85, faltará apenas mais uma fase para o Move estar cem por cento em funcionamento na avenida Cristiano Machado”, disse o prefeito.
A operação da nova linha troncal 85 inaugura a circulação do Move por faixas exclusivas implantadas nas avenidas Augusto de Lima, Carandaí e Alfredo Balena, e nas ruas Padre Belchior, Curitiba, Goiás, Sergipe e Timbiras. O objetivo das faixas exclusivas é priorizar a circulação dos ônibus do sistema Move, aumentando a fluidez e reduzindo o tempo de viagem.
Com a operação da linha 85, duas novas linhas alimentadoras foram criadas: a 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória), que substitui a semiexpressa 5502A (Jardim Vitória A), e a 813 (Estação São Gabriel/Paulo VI via Ribeiro de Abreu), que substitui a linha semiexpressa 5506C (Paulo VI via Ribeiro de Abreu).
Outras duas linhas semiexpressas existentes foram substituídas por linhas alimentadoras que já operavam aos domingos e feriados, e que agora passam a operar também nos dias úteis e aos sábados. As linhas 5502B (Capitão Eduardo) e a 5506B (Ribeiro de Abreu via Conjunto), agora são, respectivamente, 832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) e 837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu).
A linha semiexpressa 5507A (Jardim Guanabara A) também foi substituída pela alimentadora 707, que já operava em dias úteis, finais de semana e feriados, e que, agora, teve seu quadro de horários ampliado para atender à demanda adicional.
Na Estação São Gabriel, os usuários dessas cinco linhas alimentadoras contam com todas as opções de integração com as linhas troncais do Move e, também, com o metrô. Essas linhas operam com tarifa de linhas alimentadoras. Com o início das integrações, mais 56 ônibus deixam de circular pela pista de tráfego misto na avenida Cristiano Machado durante o horário de pico da manhã.
A nova linha troncal 8151 (Estação São Gabriel/BH Shopping via Anel Rodoviário) também começou a operar no sábado. Ela funciona, nesta fase, com veículos convencionais, interligando o entorno da Estação São Gabriel a bairros vizinhos ao BH Shopping e ao Anel Rodoviário. Assim, os usuários, além de mais uma opção de acesso a diferentes regiões, podem fazer uma economia em trajetos que, até então, exigiam o pagamento de duas tarifas completas.
Move Metropolitano
Os ônibus do Move Metropolitano também começaram a circular no sábado, com a primeira fase de implantação do sistema que abrange seis municípios da região metropolitana. Mais de 35 mil usuários de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas serão transportados das linhas alimentadoras que saem desses municípios até o terminal da Estação São Gabriel e, de lá, para os pontos centrais de Belo Horizonte e Contagem.
O usuário do Move Metropolitano continuará pagando o mesmo valor de passagem para se deslocar do seu município até o centro de BH, para isso, basta utilizar o cartão Ótimo recarregável. As gratuidades previstas em lei estão mantidas. Nos cinco primeiros dias de operação, os cobradores das linhas alimentadoras instruirão os usuários sobre as mudanças e venderão o cartão Ótimo no valor da tarifa ou com valores de R$10 e R$20. Estes cartões são recarregáveis.
Quando o Move Metropolitano estiver completamente implantado, vai atender 14 municípios do Vetor Norte, com uma frota de 288 ônibus, nos corredores das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos / Pedro I.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário