Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Rio de Janeiro - Novo esquema de tráfego na Avenida Brasil, altura de São Cristóvão, a partir deste domingo


03/01/2014 10:51:00

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo, informa que, a partir deste domingo, dia 5 de janeiro, será montado esquema especial de tráfego na região do bairro de São Cristóvão, na Zona Norte, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito para realizar obra de adutora na Avenida Brasil. O bloqueio será feito na pista lateral da Avenida Brasil, sentido Centro, entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Rua Santos Lima (Rua da Igrejinha).

A operação de trânsito vai mobilizar 25 controladores da CET-Rio, viaturas e motocicletas para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios necessários. Painéis de mensagens variáveis móveis e fixos passarão orientações aos motoristas, informando bloqueios e rotas a serem utilizadas, além de informar as condições do tráfego em tempo real.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência da ocorrência com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, dois reboques da CET-Rio posicionados no entorno farão a desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente. A operação de tráfego será mantida até o término da obra, com previsão de duração até o fim de fevereiro.


INTERDIÇÕES

A partir da 0h deste domingo, dia 5 de janeiro, até o término da obra: bloqueio da pista lateral da Avenida Brasil, sentido Centro, entre as ruas Monsenhor Manuel Gomes e Santos Lima (Rua da Igrejinha).


PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA CIRCULAÇÃO


INVERSÃO DE SENTIDO

Com a interdição do trecho da pista lateral da Avenida Brasil, veículos que normalmente trafegam por esta via deverão utilizar como desvio as ruas Monsenhor Manuel Gomes e Santos Lima (Rua da Igrejinha), que terão sentidos invertidos.



ROTAS ALTERNATIVAS

Avenida Brasil – Centro
Veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Centro deverão utilizar a Rua Célio Nascimento (acesso a Benfica), Rua Couto de Magalhães, Rua Senador Bernardo Monteiro, Rua Visconde de Niterói, Viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste, Praça da Bandeira.


Avenida Brasil – Túnel Rebouças
Veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Túnel Rebouças deverão utilizar a Rua Bela, Campo de São Cristóvão, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin), Túnel Rebouças.



PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO


A partir da 0h deste domingo, dia 5 de janeiro, até o término da operação (fim do mês de fevereiro)

Para viabilizar a rota de desvio será proibido estacionamento nas seguintes vias:
- Rua Monsenhor Manuel Gomes, ambos os lados;
- Rua da Igrejinha, ambos os lados;
- Rua Almirante Mariath, no trecho entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Avenida Brasil, no lado esquerdo;
- Rua Conde de Leopoldina, no trecho entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Avenida Brasil, no lado esquerdo.



MUDANÇAS DE ITINERÁRIO DOS ÔNIBUS

1 - As linhas regulares de ônibus que circulam na pista lateral da Avenida Brasil, no trecho interditado, deverão praticar o seguinte desvio de itinerário:
..., Avenida Brasil (pista lateral), Rua Monsenhor Manoel Gomes, Rua Santos Lima, Avenida Brasil,...


2 - A linha 210 (Caju x Praça XV) terá seu itinerário alterado conforme descrito a seguir:… Viaduto Ataulfo Alves, Rua Boituva, Avenida Brasil, Rua Bela, Rua General Bruce, Rua Monsenhor Manoel Gomes (NOVO SENTIDO), Rua Santos Lima, Avenida Brasil, ...

Ponto de ônibus
O ponto de ônibus próximo à passarela do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) será transferido para o ponto já existente na Rua Santos Lima esquina com a Avenida Brasil.



RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular nas vias da região e
respeitar os locais de proibição de estacionamento (reboques da Seop atuarão na repressão ao estacionamento irregular).



Rede de água

A adutora começou a ser construída no início de 2013 e já tem diversos trechos concluídos. Entre o Reservatório do Pedregulho e a Avenida Brasil, a Avenida Professor Pereira Reis e o Morro do Pinto, a adutora está pronta. A intervenção que provoca a interdição neste trecho da Avenida Brasil é para permitir a ligação entre o Reservatório do Pedregulho e o do Morro do Pinto e ao do Morro de São Bento.


O reservatório do Morro do Pinto, construído pelas obras do Porto Maravilha, tem capacidade de armazenar 15 milhões de litros de água e vai abastecer toda a Região Portuária. Será o terceiro maior da cidade (os primeiros são o do Pedregulho, perto do Vasco; e dos Macacos, no Horto Florestal), com potencial para atender população de até 500 mil pessoas. 

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário