Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Curitiba - Em 2013, transporte atraiu 80 delegações do Brasil e do exterior

08/01/2014 15:40:00

principal

principal


O transporte coletivo atraiu a Curitiba 80 delegações em 2013, a maioria delas (52) do exterior. São representantes de governos, técnicos, especialistas e autoridades nas áreas de transporte e mobilidade que visitam Curitiba para conhecer como funciona o sistema que, além de precursor do BRT (Bus Rapid Transit) é, mais do que um conjunto de linhas de ônibus, uma rede que atende, de forma integrada, a capital e 13 municípios metropolitanos.
No total, foram 760 visitantes – 69,3% deles de outros países, que assistiram a apresentações feitas por técnicos da Urbs sobre a história e o funcionamento do sistema.  Dos grupos internacionais, os  países mais presentes, com delegações de diferentes cidades, foram China e Estados Unidos com seis delegações cada, seguidos do Japão e Suécia com cinco delegações cada.
Também visitaram o sistema de transporte de Curitiba, representantes de cidades da África do Sul, Canadá e Coréia do Sul. Entre as 28 delegações nacionais que estiveram em Curitiba para conhecer o transporte estão as de cidades da Região Sul e Sudeste, entre elas Mogi Mirim, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto , de São Paulo; e Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Macaé, do Rio de Janeiro.
Em geral, o principal ponto de interesse dos visitantes é conhecer a logística que permite a um cidadão circular por toda a região, com tarifa única e pagando apenas uma passagem. Com a integração, por exemplo, sair de Bocaiúva do Sul e chegar a Contenda, passando por Colombo, Pinhais, Curitiba e Araucária, pagando apenas uma passagem e usando quantos ônibus forem necessários.
Além das delegações, também estudantes e jornalistas de diferentes cidades do país e do exterior buscam informações sobre o transporte curitibano. No caso dos estudantes, o transporte coletivo foi um dos temas do Ciclo de Palestras realizado em setembro e que reuniu 150 estudantes de engenharia, arquitetura, urbanismo e geografia, entre outros, de universidades de diferentes cidades brasileiras. Pesquisa feita entre os participantes mostrou que 91% dos participantes ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos sendo que 9% não fizeram sua avaliação.  
A operação da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba é planejada, gerenciada e fiscalizada pela Urbs e é feita por três consórcios urbanos e 12 empresas de transporte metropolitano. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados, em torno de 500 mil dos municípios metropolitanos.
O atendimento aos 14 municípios é feito por 1.930 ônibus - menos de 2% da frota total de veículos da capital paranaense – utilizados para 60% dos deslocamentos para o trabalho. Com 100% da frota equipada com computadores de bordo, GPS e dispositivos que permitem monitoramento e comunicação em tempo real, a Rede Integrada  atende 74% da demanda por transporte de toda a Região Metropolitana de Curitiba. A estrutura é formada por 81 quilômetros de canaletas exclusivas, 9,5 mil pontos de parada, 364 estações tubo e 30 terminais de transporte – nove deles metropolitanos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário