Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sistema de integração de ônibus de Fortaleza é referencial para Teresina

22 de Novembro de 2010

Foto: Semcom
Elmano Ferrer obtém informações sobre o sistema de integração do transporte coletivo em Fortaleza
Elmano Ferrer obtém informações sobre o sistema de integração do transporte coletivo em Fortaleza
O prefeito de Teresina visitou neste domingo (21/11) a cidade de Fortaleza, no Ceará, para conhecer o funcionamento do sistema de integração dos ônibus coletivos lá implantado. A intenção da visita foi captar informações sobre o funcionamento do transporte urbano na capital cearense, e aplicar as ações positivas identificadas no sistema que a prefeitura pretende implementar em Teresina.


A diretora técnica da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Calina Barros, e o superintendente técnico dos Sindicatos das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SindiÔnibus), Pessoa Neto, coordenaram a visita de Elmano Ferrer aos terminais de integração de ônibus. Durante o passeio, eles explicaram o funcionamento do sistema na cidade, que possui sete pontos de integração distribuídos por várias regiões.


“O sistema de integração de Fortaleza foi implantado em 1992 e tivemos boas experiências com a atividade. Atualmente, são 22 empresas e cerca de 750 veículos na frota, o que atende a demanda de mais de 1 milhão de passageiros por dia”, informa Celina Barros ao comentar que toda a frota trabalha com bilhete eletrônico e possui monitoramento de horários e percursos via GPS.




Pessoa Neto ressaltou que a implantação do sistema de integração no transporte coletivo ajudou a desafogar o trafego pesado nas ruas do Centro de Fortaleza, além de reduzir o tempo de espera dos usuários nos pontos de paradas dos coletivos. “Fizemos um trabalho coordenado para a implantação deste sistema. Foi necessário muito estudo e combate ao transporte clandestino, além do apoio da Prefeitura no desenvolvimento do sistema”, declarou Pessoa.




Elmano Ferrer enfatizou que a visita teve como objetivo conhecer os pontos positivos e as experiências de êxito aplicadas no sistema de Fortaleza. “Estamos aqui na cidade justamente para conhecer de perto as ações que tiveram bons resultados e levar para Teresina ações que necessitamos implantar na capital piauiense. Em Fortaleza tudo já está implantado e testado, o que nos ajuda a identificar o que há de bom e que pode melhorar”, finalizou.




Além do prefeito de Teresina, também participaram da visita técnica o secretário de Governo, João Henrique, o superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Freitas, o secretário de Planejamento, João Alberto, e a secretária de Finanças, Vanessa Neiva, além de membros do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut).


Fonte:http://www.sistemaodia.com/noticias/sistema-de-integracao-de-onibus-de-fortaleza-e-referencial-para-teresina-95815.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário