Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ônibus de Jundiaí terão GPS

23 de Novembro de 2010

Prefeitura pretende melhorar eficiência no transporte

A Prefeitura de Jundiaí está realizando a implantação de GPS (Global Positioning System) em todos os ônibus da cidade. Conforme anunciado, a medida tem como finalidade incrementar a fiscalização e o controle dos horários e itinerários dos ônibus e, ainda, garantir maior eficiência e agilidade na operacionalização do Situ (Sistema Integrado de Transportes Urbanos).

Segundo informações divulgadas, a implantação ocorrerá por etapas. A previsão é de que toda a frota, constituída por 285 ônibus, esteja equipada e possa ser monitorada até a segunda quinzena de dezembro.

Inicialmente, o sistema foi implantado em 20 ônibus que fazem as três linhas da cidade. São elas: 540 (Terminal Eloy Chaves/Almerinda Chaves), 986 (Terminal Cecap/Teminal Rami/Via União dos Ferroviários) e a 521 (Terminal Vila Arens/Jardim Guanabara). Também estão sendo cadastrados os 2.500 pontos de ônibus de Jundiaí, todos os itinerários e as 70 linhas em operação.

“O GPS vai nos permitir ter um verdadeiro RX do nosso transporte coletivo, para que possamos saber em profundidade o que acontece no sistema, sempre com o objetivo de aprimorar o atendimento”, garantiu o prefeito Miguel Haddad.

Funcionamento

Segundo a prefeitura, o equipamento calcula a cada segundo as coordenadas de geoposicionamento do veículo via satélite e as envia pela rede de telefonia móvel para a central.

As posições de cada ônibus são comparadas com as informações dos horários, pontos e linhas cadastrados no banco de dados do sistema, criando relatórios, alarmes e demais recursos, disponibilizados na internet, que pode ser acessado por todos os operadores da central e unidades operacionais.

Com isso, o sistema emitirá informações básicas da frota, como por exemplo se determinado ônibus passou pelo ponto e em qual horário, e permitirá um controle maior das rotas, da velocidade dos carros e dos horários.


Fonte: Webtranspo

http://www.webtranspo.com.br/agencia/20501-onibus-de-jundiai-terao-gps

Nenhum comentário:

Postar um comentário