Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 10 de outubro de 2010

SBC Novos Ônibus

Prefeitura entrega mais 20 novos ônibus convencionaisTransporte
Publicação:8/10/2010
Prefeitura entrega mais 20 novos ônibus convencionais

Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Wilson Magão

A frota de transporte coletivo de São Bernardo do Campo foi ampliada com a entrega pelo prefeito, nesta sexta-feira (8/10), de mais 20 veículos convencionais em parceria com a SBCTrans (concessionária do sistema de transporte coletivo no município). Com os novos ônibus, o município passa a contar com 377 veículos operacionais que atendem a 57 linhas de transporte urbano e transportam cerca de 6,5 milhões de passageiros por mês. A previsão é que outros 30 novos ônibus convencionais sejam entregues até o início de 2011 para a renovação da frota.

O chefe do Executivo afirmou que a entrega dos novos ônibus irá melhorar o transporte coletivo em São Bernardo. "O aumento desses 20 veículos na frota permitirá a reestruturação das linhas da cidade, melhorando as que estão com super lotação e excessiva demora, que é a grande reclamação da população. Com os novos ônibus, também passamos a ter 100% das linhas municipais com frota acessível", disse.

O secretário de Transportes e Vias Públicas, também destacou a readequação das linhas municipais, juntamente com a Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo (ETC) e Consórcio SBCTrans. "Aquelas linhas com maior carregamento receberão ônibus com maior capacidade de transporte, enquanto as linhas com menor demanda funcionarão com os micro-ônibus", esclareceu.

Os 20 novos ônibus convencionais passarão a funcionar a partir da próxima semana nos bairros Vila São Pedro, Esperança e Cooperativa, possibilitando ainda a readequação de atendimentos das regiões do Alvarenga e Riacho Grande. O investimento da SBCTrans é de R$ 5,5 milhões.

Os veículos têm capacidade para 75 passageiros cada, possuem três portas que garantem um maior conforto no desembarque e estão equipados com computadores de bordo, que permitem a comunicação do motorista com a garagem, para casos de acidentes ou problemas no veículo. Os ônibus são adaptados com elevador para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, botoeira para deficientes visuais, barras de apoio diferenciadas em 13 poltronas preferenciais, além de área reservada à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia.

Nos ônibus também já estão instaladas as catracas com validadores eletrônicos do Cartão Legal, equipamentos para a identificação digital dos usuários e moedeiros eletrônicos, que facilitam o pagamento em dinheiro, agilizando o embarque de passageiros.

Atualmente, a idade média da frota é de 5,6 anos. Em 2010, foram entregues 62 novos micro-ônibus e, em 2009, 25 veículos tipo padron, de 15 metros de comprimento, e mais 50 ônibus convencionais, com investimentos de R$ 21,8 milhões no transporte público.



Fonte:
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=6812&qt1=0


Postagem: João Manoel (Equipe LitoralBus)

Um comentário:

  1. Bom, ainda não vi nenhuma mudança aqui na região do ABC. Moro no Jardim Thelma e trabalho em São Paulo. Saio daqui as 6hs da manhã e os ônibus já vem lotados, ou seja, a porta já tem gente pendurada 6hsa da manhã e isso me atrasa, aliás, atrasa a todos. Tá caótico. A região do Alvarenga cresceu muito, accho que vocês deveriam dar atenção pra isso.
    Patrícia

    ResponderExcluir