Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

04 de Outubro de 2010

Tecnologia chega em linhas urbanas do Estado

Empresa iniciou projeto em 2009

O número de brasileiros com acesso à internet cresce a cada ano. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que, de 2008 a 2009, o número de internautas cresceu 21,5% no País. Neste período, foram inseridos no mundo digital aproximadamente 12 milhões de brasileiros. Hoje, aproximadamente 41,7% da população têm acesso à rede mundial de computadores.

Neste cenário, não é difícil encontrar pessoas que acessam a internet até do celular. E agora, os adeptos dessa tecnologia acabam de ganhar um aliado: o setor de transporte de passageiros.

Nas cidades de Bagé e Santa Cruz do Sul, ambas no Rio Grande do Sul, a empresa Stadtbus inovou ao oferecer internet de graça em seus ônibus. A companhia instalou em seus veículos um roteador wirelles e internet 3G.

“A demanda veio de uma linha bastante utilizada por universitários. Muitos deles andam com notebooks nas mochilas. Vimos aí uma oportunidade”, destaca Cristiano André, coordenador de comunicação da empresa. Além disso, ele aponta que “a implantação do sistema também reforça a imagem da empresa como pioneira em oferecer novas soluções e tecnologia a seus usuários”.

Disponível, por enquanto, em apenas algumas linhas urbanas destes municípios, a companhia já analisa se há necessidade de expandir a oferta de internet sem fio para o restante da frota, de aproximadamente 80 veículos.Em Bagé, crianças testam a tecnologia

Para usufruir do benefício é preciso apenas ter um notebook com placa de rede sem fio (wi-fi) e detecção automática de IP. Para cada ônibus, a empresa desembolsou aproximadamente R$ 2 mil para instalar o sistema e paga mais R$ 100 mensalmente pela internet 3G, valores que, segundo a Stadtbus, não serão repassados aos passageiros.

Além de oferecer as soluções aos passageiros, a empresa destaca o papel social da iniciativa. De acordo com informações da companhia, em Bagé, os primeiros a testarem o serviço foram alunos da rede pública de ensino que participam do projeto de inclusão digital “UCA – Um computador por aluno”.

Outras experiências

Para quem está pensando que é a primeira vez que o setor de transporte se engaja nesta área, engana-se. Em 2009, uma empresa de Londrina (PR) foi a pioneira na instalação de wireless nos veículos.

Além disso, a Expresso Unir, que opera uma linha executiva da cidade de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, começou a oferecer a internet como diferencial aos seus usuários há algumas semanas.

No setor de transporte rodoviário, em 2008, a Viação Itapemirim realizou testes em alguns de seus ônibus. A tecnologia, embora bem avaliada, por enquanto, não foi implantada em toda a frota da empresa.


Fonte:Webtranspo: Elizabete Vasconcelos - Fotos: Divulgação e Leko Machado/Pref. Bagé

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/19894-onibus-gauchos-oferecem-internet-gratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário