Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bilhete eletrônico preocupa cobradores

06 de Outubro de 2010

Entidades temem eliminar postos de trabalho

transporte, bilhetagem eletrônicaSistema tem sido adotado por várias cidades do País

O sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus é visto com bons olhos pela população, entretanto, reacende uma polêmica entre líderes de sindicatos e empresários do setor: manter ou não os cobradores nos veículos?

Recentemente, o governo de São Paulo anunciou que criaria um grupo para estudar a necessidade da existência de cobrador nos ônibus metropolitanos. Diante disso, líderes do Sindicato dos Rodoviários do ABC Paulista – área que pelo que tudo indica seria a principal afetada pela medida – iniciaram manifestações contra a medida.

Dias depois, a criação deste grupo foi revogada. Na ocasião, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos alegou a necessidade de adequações nos termos da resolução que mencionava essa intenção.

O órgão divulgou ainda uma nota dizendo ser “leviano afirmar que tal grupo foi estabelecido com a finalidade de extinguir a função de cobrador”.

Entretanto, representantes sindicais apontam esta ação como uma ameaça à presença destes profissionais nos trajetos urbanos intermunicipais operados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável por 650 linhas metropolitanas em São Paulo.

“Apenas na região do ABC seriam duas mil pessoas sem postos de trabalho”, destaca Ademir José da Silva, secretário geral da entidade. Segundo ele, há muitos locais com sistema eletrônico de pagamento que ainda assim mantiveram estes profissionais.

Silva destaca que a preocupação é realocar estes colaboradores dentro da empresa, caso a medida seja implantada. “Não somos contra a evolução nos meios de pagamento, ao contrário. O que não queremos é que postos de trabalho sejam extintos”, garante.

Para a entidade, a questão afeta todo setor. “A ausência do cobrador dificulta a vida do motorista, que acumularia duas funções, passando a ter que manipular dinheiro. Isso provoca atrasos e insegurança, pois o condutor terá que destinar parte de sua atenção para atender aos passageiros ao invés de se concentrar na condução do veículo”, destaca.

E sentencia: “medidas como essa não reduzem a tarifa. Essa ideia de analisar a necessidade de cobrador é coisa de empresário”.

Segundo o sindicato, até agora, a EMTU não se manifestou sobre a medida.

Fonte:Webtranspo: Elizabete Vasconcelos - Foto: Pref. Colatina

Um comentário:

  1. EM GOIANIA O USO DO CARTÃO ELETRONICO DISPENSOU O USO DO COBRADOR
    LOUKOSPORONIBUS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir