Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 16 de janeiro de 2016

São Luís - Prefeito Edivaldo entrega 24 novos ônibus e apresenta veículo bidirecional da capital

15/01/2016 13h49

Da Redação - Agência São Luís




O prefeito Edivaldo realizou nesta sexta-feira (15) a entrega de 24 novos ônibus à população. Com inclusão desses novos veículos, a Prefeitura de São Luís atinge o patamar de cerca de 40% de renovação da frota na capital. O ato aconteceu na Praça Maria Aragão, onde, na ocasião, foi apresentado o veículo bidirecional, nova modalidade de transporte coletivo popularmente conhecido por "papa-filas", com 15 metros de comprimento e capacidade para comportar 130 passageiros.
O veículo bidirecional vai circular em caráter experimental a partir de segunda-feira (18), em São Luís, primeira capital nordestina a operar com essa modalidade de transporte, a exemplo do que já acontece nas grandes cidades do eixo sul-sudeste. Além de comportar maior número de passageiros, a outra vantagem do veículo bidirecional é que, por ter eixos que permitem um raio de giro diferenciado dos demais veículos convencionais, permite que o ônibus percorra trajetos estreitos, cujas manobras são dificultadas pelo pouco espaço disponível – como em ruas do Centro da cidade, por exemplo – e não apenas em grandes corredores viários.
No ato de entrega, o prefeito Edivaldo destacou os avanços conquistados no setor do Transporte na capital e apontou a modernização e a renovação da frota de ônibus circulante na cidade como uma de suas prioridades de gestão, visando à melhoria do sistema público de transporte de São Luís e o bem-estar dos usuários.
"Estamos honrando aqui mais um compromisso assumido por nossa gestão com a população da nossa cidade, no sentido de proporcionar aos usuários um sistema público de transporte de melhor qualidade. Desde de 2013 estamos promovendo melhorias significas no setor, que já podem ser sentidas pela população", afirmou Edivaldo.
Edivaldo destacou ainda a licitação do transporte público de São Luís - que vai selecionar as empresas para administrar o sistema na capital - como um outro compromisso prioritário de sua administração que será cumprido. "Com a licitação, vamos promover melhorias significativas no sistema e completar a renovação da frota prevista para a capital", frisou o prefeito. Na oportunidade, Edivaldo conclamou a população a participar da segunda audiência pública prevista pelo certame que está em curso seguindo os trâmites burocráticos preliminares exigidos pelo edital. A audiência para discutir o tema será realizada no próximo dia 20, a partir das 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama.
Durante a audiência serão discutidos temas ligados ao sistema de transporte, de maneira geral. A ideia é informar, explicar e tirar as dúvidas do cidadão sobre a licitação, os deveres das empresas e o funcionamento do sistema. Na ocasião, será apresentado um novo modelo de sistema que a Prefeitura almeja para o usuário do transporte. Este novo modelo vai ser elaborado pela SMTT em conjunto com usuários e agentes do sistema de transporte.
Entre as medidas previstas para o novo sistema estão a elaboração de regras e obrigações a serem cumpridas pelas empresas concessionários do serviço. Entre estas, manter 100% da frota em atividade e a aquisição de ônibus em condições de segurança e conforto nas ruas para servir a demanda.
Seguindo o titular da Secretaria municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, durante a gestão do prefeito Edivaldo, 371 novos ônibus substituíram parte da antiga frota. Atualmente, 874 veículos operam no transporte coletivo da capital. "Já efetuamos a renovação de cerca de 40% da frota de ônibus da capital. Com a licitação, vamos completar a renovação e, consequentemente, garantir mais conforto, segura e bem-estar à população".
BILHETE ÚNICO
O projeto de renovação da frota de ônibus na capital soma-se a outras ações realizadas pela Prefeitura de São Luís para promover melhorias ao transporte público de São Luís. Entre estas ações destacam-se o Bilhete Único, que completou um mês de funcionamento na capital. O sistema funciona com o cartão de transporte tradicional ou carteira de estudante. O usuário pode solicitar o cartão de transporte no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), localizada no Apicum. É necessário levar documento de identidade, comprovante de endereço e fazer o cadastro, além de efetuar o pagamento do valor corresponde a duas tarifas que entram como crédito no cartão.
Com o sistema Bilhete Único funcionando na capital, o usuário do transporte urbano integrado pode utilizar quantos transportes forem necessários para chegar ao seu destino, pagando uma única passagem, em um tempo total de 1h30min, após o embarque (para linhas troncais e circulares). Nas linhas identificadas como alimentadoras, o usuário tem até 45 minutos para embarcar em outro ônibus em qualquer sentido. As três linhas - troncais, circulares e alimentadoras - permitem que o usuário mude o sentido do trajeto em até 45 minutos, a partir do momento que passou o cartão de transporte.
O Bilhete Único funciona em 126 linhas integradas de ônibus da capital, cuja passagem custa R$ 2,60. As linhas intermunicipais como Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar não estão inseridas no sistema. A linha BR-135, que faz a ligação entre terminais, também não se enquadra no sistema.
Também participaram do ato de entrega dos novos ônibus, os vereadores Barbosa Lages, Bárbara Soeiro, Pavão Filho, Eidimar Gomes, Pedro Lucas, Alencar Gomes, Anderson Martins, Osmar Filho, Marlon Garcia, Josué Pinheiro, além dos secretários municipais Batista Matos (Comunicação), Julio César Marques (Metropolização), Tati Palácio (Informação e Tecnologia) e Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar).

Fonte: Prefeitura de São Luís - Agência São Luís
http://www.agenciasaoluis.com.br/noticia/16610

Nenhum comentário:

Postar um comentário