Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 16 de janeiro de 2016

EMTU/SP - Estudantes que usam as linhas metropolitanas da RMBS podem requisitar o Passe Livre a partir de 11/01

08/01/2016



Os estudantes poderão requisitar ou revalidar o Passe Livre ou a Carteira de Passe Escolar (Meia Tarifa), a partir desta segunda-feira, dia 11/01. Para este ano letivo, no entanto, é obrigatório o aluno ter CPF para obter o benefício. 

Os procedimentos para obter o CPF estão no link http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/cpf/perguntasrespostas/perguntasrespostas.htm.

O Passe Livre pode ser usado nos ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) pelos alunos da rede pública. Na rede privada, o benefício foi estendido aos estudantes que comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.320,00). 
 
Como obter o Passe Livre na EMTU/SP
 
Para obter ou revalidar o benefício no transporte metropolitano o estudante deve:
 
- procurar sua instituição de ensino que providenciará o cadastro na área restrita às escolas no portal da EMTU/SP (http://www.emtu.sp.gov.br/parceiros/escola/login.htm).
 
- a partir de 11/01/2016, os alunos habilitados terão acesso no portal da EMTU/SP ao formulário de solicitação do benefício e ao boleto no valor de sete tarifas piso (a menor praticada nas regiões metropolitanas) a ser pago na rede bancária; 
 
- após o pagamento, o aluno deverá entregar a documentação exigida – relacionada no portal - ao estabelecimento de ensino, que encaminhará à EMTU/SP. 

Validada a documentação, a EMTU/SP emitirá o benefício e o aluno deverá imprimir a carteira pelo site www.emtu.sp.gov.br.
 
Quem tem direito
 
Têm direito ao benefício os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública; de curso de ensino superior da rede pública e privada e dos cursos públicos e privados técnicos, tecnológicos e profissionalizantes que comprovem renda familiar per capita até 1,5 salário mínimo nacional; bolsistas do  Prouni (Programa Universidade para Todos); financiados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil); integrantes do Programa Bolsa Universidade (Programa Escola da Família); e atendidos por programas governamentais de cotas sociais.
 
O benefício será concedido no limite máximo de 48 cotas/viagens de passagens gratuitas aos estudantes beneficiados, com limite de dois embarques por dia, nos meses de fevereiro a junho e agosto a novembro e 24 cotas/viagens mensais nos meses de julho e dezembro.
 
De acordo com a Resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, de 26/02/2015, o benefício será cancelado, no caso de utilização do cartão do estudante por terceiros e de utilização diversa da finalidade do benefício.
 
Emissão e validade

O Passe Livre passará a ter validade a partir de 01/02/2016 e poderá ser solicitado até o dia 31/10/2016. A EMTU/SP receberá os formulários e boletos pagos e entregues pela escola até 30/11/2016.

Na capital, o Passe Livre beneficia em torno de 615 mil estudantes, incluindo os usuários do Metrô e da CPTM 

Em 2015, nas linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP, 76,3 mil estudantes utilizaram o benefício, sendo 63.9 mil na Grande São Paulo,  4,2 mil no Vale do Paraíba / Litoral Norte, 5,6 mil na Baixada Santista e 2,4 mil na Região Metropolitana de Campinas.
 
Passe Escolar

Quem não atender os requisitos acima poderá obter o passe escolar que garante o desconto de 50% no pagamento da tarifa, também por meio do cadastramento feito pela instituição de ensino.

Fonte: EMTU/SP
http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/estudantes-que-usam-as-linhas-metropolitanas-da-rmbs-podem-requisitar-o-passe-livre-a-partir-de-11-0.fss

Nenhum comentário:

Postar um comentário