Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Curitiba - Ex-prefeito de NY cita Curitiba como exemplo em soluções urbanas

22/01/2016 16:27:00

principal

O ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, considera Curitiba um exemplo de cidade que apresenta soluções para os desafios urbanos. A referência à capital paranaense, noticiada nesta sexta-feira (22) pelo jornal Folha de S. Paulo, foi feita em vídeo em que o ex-prefeito e empresário americano lança a edição latino-americana do Mayors Challenge. Promovido pela Fundação Bloomberg, o desafio já foi lançado para os prefeitos de cidades da Europa e Estados Unidos.
Bloomberg defende como uma das soluções o que hoje é conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), que é o sistema de ônibus Expresso, de Curitiba. Além do ônibus que opera com pagamento antecipado de passagem, embarque e desembarque em nível e em vias exclusivas, que definem o BRT, Curitiba também conta atualmente com a prioridade semafórica para o ônibus nos eixos de transporte, o que é defendido por Bloomberg como uma das soluções a serem replicadas nas demais cidades.  
O sistema de prioridade adotado em Curitiba pode prolongar o tempo de verde no semáforo quando o ônibus se aproxima ou reduzir o tempo de vermelho quando o ônibus chega a uma determinada distância ou, ainda, sincronizar um grupo de semáforos para que o ônibus não precise parar em cruzamentos entre uma estação e outra. Os tempos são programados e controlados por operadores de trânsito no Centro de Controle Operacional onde ficam também os fiscais de transporte que ajudam a orientar essa prioridade.
Em média, o Ligeirão Boqueirão sentido Centro passa direto em 27 dos 33 semáforos do trajeto e, no pico da manhã, a soma do tempo parado em semáforos, em todo o trajeto fica em apenas dois minutos.
Na Linha Verde, no sentido bairro/Centro, no pico do horário de almoço o ônibus passa direto em 79% dos cruzamentos parando, em média 24 segundos, em apenas nove dos 31 semáforos do trajeto. Quando o ônibus encontra um semáforo fechado o tempo de vermelho é reduzido.
Nos eixos Boqueirão e Linha Verde o sistema de prioridade semafórica é feito através de sensores que ficam no pavimento e, acionados por um aparelho instalado nos ônibus, alteram o tempo dos semáforos de acordo com a programação de prioridade, feita pela área de engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
Na Avenida Sete de Setembro, a prioridade é feita com a sincronização dos semáforos entre duas estações. Assim, ao sair de uma estação o ônibus vai encontrar os três semáforos abertos ou, se o primeiro estiver no vermelho, o tempo de sinal fechado será reduzido também em porcentuais diferentes de acordo com horário e sentido.
Na Avenida República Argentina, sensores no solo reconhecem a passagem de veículos na canaleta e se comunicam com os semáforos, acionando a prioridade. No eixo Norte, a prioridade é feita com a programação de tempo dos semáforos que ficam menos tempo fechados no sentido da canaleta.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ex-prefeito-de-ny-cita-curitiba-como-exemplo-em-solucoes-urbanas/38804

Nenhum comentário:

Postar um comentário