Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Constantino vai operar transportes em Blumenau em caráter emergencial













Constantino vai operar transportes em Blumenau em caráter emergencial

Ônibus da Piracicabana do Litoral Paulista. Empresa começa a operar em Blumenau a partir de fevereiro.Empresas de ônibus que atuavam na cidade foram descredenciadas. Piracicabana pode participar de licitação

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, assinou nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2016, contrato emergencial com a Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, de Constantino de Oliveira, fundador da Gol Linhas Aéreas. Os primeiros ônibus já chegaram à região na terça-feira, 26 de janeiro de 2016.

De acordo com o contrato, a empresa vai atuar a partir do dia 1º de fevereiro com 190 ônibus, sendo que 172 com equipamentos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

A tarifa terá o valor de R$ 3,65. A Piracicabana vai prestar dos transportes municipais até que administração realize uma nova licitação em até 180 dias. A Viação Piracicabana pode participar desse processo licitatório também se houver interesse, o que é dado praticamente como certo pelo mercado. Até o final de fevereiro e início de março, a frota deve subir para 240 ônibus, o que segundo a prefeitura vai significar um total de ônibus maior que das empresas que antes operarvam.

12e4
Os primeiros ônibus da Piracicabana chegaram nesta terça-feira, 26 de janeiro, e estão na garagem da Nossa Senhora da Penha. Foto: Foto: Osvaldo Sagaz/RBS TV)
No último sábado, dia 23 de janeiro, a prefeitura de Blumenau determinou a caducidade do contrato das empresas que formam o Consórcio Siga: Coletivo Rodovel, Nossa Senhora da Glória e Viação Verde Vale.

De acordo com a prefeitura, as três empresas de ônibus deixaram de cumprir várias cláusulas do contrato, como renovação de frota, ônibus circulando com idade superior à permitida, falta de veículos acessíveis, descumprimento de horários e não realização de investimentos previstos para a melhoria do sistema.

Aa defesa das empresas de ônibus diz que a intenção é anular o decreto da prefeitura e os empresários que foram descredenciados devem entrar com uma ação na justiça.

A situação dos transportes em Blumenau apresenta problemas que já se arrastavam por vários meses. No final de dezembro, por causa de atrasos nos salários, foi iniciada uma greve que durou quase duas semanas, empresas de ônibus tiveram dificuldades para financiamentos de veículos e a população reclamava, segundo a prefeitura, da queda na qualidade dos serviços.

As empresas de ônibus alegaram desequilíbrio da remuneração no contrato, o que ampliou as dificuldades financeiras que dizem ter enfrentado.

Em nota, a prefeitura de Blumenau diz que todas as negociações possíveis foram feitas e apresentou aos moradores da cidade números sobre o grupo de Constantino de Oliveira.

“A Viação Piracicabana Ltda é integrante do Grupo Comporte. O grupo atua em 17 municípios do país, como Santos, Praia Grande, Uberba e Piracicaba, por exemplo, e conta com uma frota de 7.300 ônibus, bem como 17 mil colaboradores no transporte rodoviário e coletivo urbano de passageiros. Além disso, promoveu a primeira operação brasileira de veículo leve sobre trilhos (VTL) ligando São Vicente a Santos, numa parceria público-privada (PPP).”


Fotos: Jhonatan Diego da Silva, Osvaldo Sagaz/RBS TV e Tiago Alves de Souza


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário