Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cubatão terá ônibus com novo sistema para passageiro especial


Cubatão terá ônibus com novo sistema para passageiro especial

Novo método de embarque valerá para idosos, patrulheiros, policiais, carteiros e menores de 5 anos


Idosos, patrulheiros do Camp, policiais, carteiros, crianças com até 5 anos e pessoas com necessidades especiais contarão, a partir de 1º de fevereiro, com o apoio do Sistema de Embarque Inteligente (SEI) para viajar gratuitamente nos ônibus das linhas municipais de Cubatão.



Cobradores já estão em fase de treinamento na Viação Translíder, empresa concessionária dos serviços de transporte, para ajudar passageiros especiais a embarcar pela porta dianteira.

Os cobradores identificarão os passageiros e passarão um cartão magnético no controle da catraca, para permitir o ingresso. Com isso, crianças menores de 5 anos, com identificação, não precisam mais passar por baixo da catraca nem colar-se aos pais para ter direito à gratuidade – a despeito de protestos de usuários encaminhados ao Ministério Público.

Outra alteração por segurança: obesos e gestantes com dificuldades de passar pela catraca poderão entrar pela porta traseira (de saída) dos veículos, e os cobradores receberão o pagamento da passagem.

O objetivo dessa tecnologia, segundo o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT), Ailton Batista dos Santos, é trazer também agilidade, segurança e conforto aos usuários especiais das linhas.

A experiência começa inicialmente nos seis veículos da Linha 7, que faz o trajeto Cemitério, Centro de Cubatão e Vila dos Pescadores. Na sequência, a cada dois dias, o método será introduzido nos outros trajetos, até que sejam concluídas as 14 linhas de coletivos nos 57 veículos da Viação Translíder. Até dia 29 de fevereiro, toda a frota deverá estar operando com o novo sistema.

Com as novas atribuições, as 117 cobradoras e os sete cobradores nos ônibus que trabalham nessas linhas passarão, além de receber e trocar o dinheiro das passagens e orientar portadores de cartões, a também auxiliar os passageiros que tem direito à gratuidade.

Eles passam por treinamento para, nessa nova função, ser “cobradores auxiliares de bordo”, denominação que recebem com a implantação do sistema. Cubatão foi uma das pioneiras, na Baixada Santista, a resgatar a figura do cobrador, categoria que será mantida com a chegada do SEI.

Para garantir a gratuidade sem ter que discutir com os cobradores, passageiros idosos acima de 60 anos devem apresentar o RG, e os pais das crianças de até 5 anos, a certidão de nascimento dos filhos.

Condições

Para gozar do benefício, patrulheiros, policiais, carteiros e bombeiros devem estar fardados. Pessoas com necessidades especiais têm direito também à gratuitade para um acompanhante, mas devem cadastrar-se primeiro no posto da Viação Translíder: Avenida Joaquim Miguel Couto, 817, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

É preciso apresentar documentos, foto 3x4 deles e do acompanhante, certidão médica com a identificação do código da deficiência e atestado de residência indicando que ele e o acompanhante moram no mesmo endereço em Cubatão. Os demais passageiros continuam pagando R$ 3,20 de tarifa.



Fonte: Jornal A Tribuna on-line - 19/01/2016 - Atualizado em 19/01/2016 - 07:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário