Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Praia Grande - Comissão Especial debate Plano de Mobilidade Urbana


Elaboração do documento faz parte das metas do Avança PG
13/1/2016 | Pedro Sbravatti,
 
Representantes de várias secretarias municipais e de uma consultoria especializada participaram da 18ª reunião da Comissão Especial da Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande. O encontro ocorreu na terça-feira (12), na sala de reuniões da pasta de Planejamento (Seplan). A formatação do documento faz parte das metas do Programa Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada.

A complexidade do Plano de Mobilidade Urbana envolve o trânsito em si, o planejamento e regulação do transporte coletivo, a logística de distribuição das mercadorias, construção de infraestrutura viária, das calçadas, entre outros. A iniciativa vem ao encontro das exigências do Ministério das Cidades. A estância federal determina que cidades com mais de 20 mil habitantes, as situadas em áreas metropolitanas e em regiões de desenvolvimento integrado devem elaborar um documento deste tipo.

Durante a reunião foram debatidas informações provenientes da tabulação de dados da pesquisa de Origem-Destino (OD) do transporte municipal. O estudo que ocorre em todas as regiões da Cidade é coordenado pela pasta de Planejamento. 

O levantamento contribui para análise de aspectos urbanos, socioeconômicos e das características dos sistemas e modais utilizados pela população. Uma conclusão interessante debatida foi de que automóveis e transporte coletivo da Cidade contam com padrões semelhantes de deslocamentos. Outro dado significativo demonstra que a maioria dos munícipes pesquisados realizam viagens intermunicipais de cunho profissional. 

“O Plano não está sendo formatado para mudar o que existe, mas sim para agregar valores e melhorar os serviços prestados para a população. Praia Grande busca constantemente esse aprimoramento”, disse a representante da Seplan na reunião, Eliane Cristina Jerônimo Ferreira.

A implantação do BRT (sigla em inglês para Veículo Leve sobre Pneus) também fez parte da pauta do encontro. O sistema de transporte público, que é baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus, opera por uma faixa de rodagem exclusiva para evitar o congestionamento do tráfego. A ação está na fase de projeto executivo.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande
http://www.praiagrande.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário