Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Goiânia - Fiscalização no corredor da T-63 aponta adesão do goianiense ao projeto de mobilidade

03/05/2013 | 08:00

Agentes de trânsito notificaram apenas dois veículos no primeiro dia de aplicação
de multas para quem parar e estacionar na faixa preferencial de ônibus
No primeiro dia de fiscalização no corredor preferencial de ônibus na Avenida T-63,
em Goiânia, apenas duas notificações foram aplicadas pelos agentes de trânsito
até o meio da tarde desta quinta-feira, 02. O balanço parcial das notificações
indica que o projeto foi aprovado pela população e ganhou a adesão dos condutores
de veículos.

Segundo a secretária de Trânsito, Patrícia Veras, os números de notificações
estão dentro do esperado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e
Mobilidade (SMT) que está realizando, desde o início da implantação do corredor
preferencial na T-63, em 04 de março, orientações aos condutores de veículos,
comerciantes e moradores da região sobre o funcionamento do corredor. “Os dados
nos mostram que os goianienses estão aderindo aos projetos de mobilidade, como
os corredores de ônibus. Estamos começando a modificar o trânsito, que há décadas
tinha a mesma concepção, de modo que atenda às demandas futuras do
crescimento urbano”, ressalta a gestora.

Ao longo da T-63, a fiscalização de trânsito é permanente e ocorre nos períodos
matutino, vespertino e noturno. Placas de sinalização indicando onde é proibido
estacionar e parar estão instaladas na via, que tem seis quilômetros de
extensão. Equipes de agentes de trânsito estão circulando pela via para orientar
os condutores e notificar em casos de parar ou estacionar ao longo do corredor
preferencial.

A orientação para os condutores é que a terceira faixa, circulação exclusiva de
ônibus, pode ser utilizada para a conversão na primeira rua à direita ou
acessar a garagem e embarque e desembarque. De acordo com o Código de
Trânsito Brasileiro, no artigo 181, inciso XIX, parar e estacionar na via,
onde há sinalização regulamentadora, é uma infração grave com multa de
R$ 127,69, remoção do veículo e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação
(CNH). A multa para quem parar é de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.

Transporte coletivoA secretária de trânsito Patrícia Veras explica que as expectativas
da Prefeitura de Goiânia com a implantação dos corredores são aperfeiçoar o serviço
do transporte coletivo, que terá vias exclusivas, para permitir um aumento na
velocidade da viagem, redução de acidentes e congestionamentos.

Pela Avenida T-63, passam cerca de 80 mil usuários do transporte coletivo.
A frota operante é de 86 ônibus que realizam 562 viagens por dia.
Balanço da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) aponta que,
até o momento, o ganho no tempo de viagem dos ônibus foi de 14% a 26% em
horários críticos.

Segundo ela, os corredores preferenciais estão conectados dentro de uma rede
de circulação do transporte coletivo. Ao todo, serão implantados 12 corredores
pelas vias da cidade, que foram elaborados de forma integrada com o objetivo
de aperfeiçoar o serviço do transporte coletivo, com ganho no tempo de
viagem e aumento de velocidade dos ônibus por toda a cidade.

"As ruas da uma cidade devem ser pensadas e organizadas de modo a
atender a todos e não somente os carros. Estamos iniciando um projeto
audacioso que pretende oferecer mobilidade para os cidadãos, sejam eles,
motoristas, usuários do transporte coletivo, ciclistas ou pedestres",
diz a secretária de Trânsito.
Autor: Lourdes Souza
Fonte: Prefeitura de Goiânia
http://www.goiania.go.gov.br/site/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário