Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Praia Grande - Condesb: Prefeitos fazem moção de apoio a estudos de transporte hidroviário

Notícia do dia 28/5/2013
Por Paola Vieira, MTB: 43.705
  
 
Anfitrião, Alberto Mourão sugeriu reunião entre prefeitos e ministérios para soluções no transporte
 
 
MARCELO GUEDES
Reunião ocorreu em PG
Uma moção de apoio aos estudos da Câmara Temática Especial de Sistema Hidroviário Regional, sugerida pelo prefeito de Praia Grande Alberto Mourão, foi aprovada pelos prefeitos e representantes das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, durante 164ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) ocorrida em Praia Grande, nesta terça-feira (28).

O pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Engenharia (FDTE), Rui Gelehrter da Costa Lopes, apresentou estudo encomendado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) do Governo Federal, sobre transporte hidroviário. “A quantidade de hidrovias que banha todos os municípios da Baixada Santista é impressionante e ninguém as usa para o sistema de transporte. É possível, mediante aperfeiçoamento, utilizá-las, assim melhoramos o acesso dos caminhões e aumentamos a mobilidade do transporte de carga de/para o Porto de Santos”, disse o pesquisador, ressaltando que esta é uma opção de se fazer transporte com modais de cargas mais baratos e ecologicamente mais corretos.

De acordo com os membros do FDTE, o estudo começou no setor intra-estuarino de atividade portuária, onde foram identificados locais para expansão da atividade portuária incrementando a economia de outros municípios da região, sendo que já havia um estudo da câmara temática. Ao apresentarem o termo de referência para contratação desses estudos não havia recursos próprios do Condesb. No começo deste ano a SEP procurou a Fundação para expansão dos estudos, para buscar recursos no Ministério das Cidades, mas para isso seria preciso apoio das cidades da região.

“A moção de apoio dos prefeitos é muito importante. Fazer com que todos os chefes dos executivos se conscientizem de que eles têm que melhorar a mobilidade urbana tanto de carga como de passageiros é fundamental”, comemorou Rui Gelehrter.

O projeto de transporte de carga está quase no fim, deve ser entregue em junho para a SEP e a previsão é de que a partir daí seja iniciada a segunda etapa que é a implantação, com prazo aproximado de dois anos.

Além de aprovar os estudos, apontando a urgência na resolução da questão da mobilidade na região, o prefeito de Praia Grande ainda sugeriu uma reunião conjunta entre os nove prefeitos e os Ministérios responsáveis pelo assunto, discutindo o projeto como prioridade regional para acabar com o problema enfrentado hoje em relação ao volume excessivo de caminhões dentro do sistema viário regional.

“É mais um componente para dar resposta à situação que estamos passando. O Porto de Santos e Baixada Santista estão pagando muito pela questão do Ferroanel, não há investimento na malha viária que desce a serra. Vejo que a hidrovia dá respostas a algumas questões das nossas Cidades que precisam criar um desenvolvimento econômico regional integrado”, disse o prefeito, que em seu mandato como deputado federal se destacou pela atuação na presidência da Subcomissão Permanente de Portos e Vias Navegáveis.

Segundo o prefeito, entre os benefícios do transporte hidroviário está a elevação da atividade produtiva para outros municípios da região saindo do eixo Cubatão/Santos. “Precisamos crescer o nosso PIB (Produto Interno Bruto) regional, mas para isso precisamos atrair novos setores produtivos que hoje se afastam pela falta de mobilidade”.

Orla Cultural – O secretário estadual adjunto de cultura, Sérgio Tiezzi falou sobre o projeto Orla Cultural, em que 15 museus localizados em cinco cidades da Baixada Santista: Praia Grande, Bertioga, Santos, Itanhaém e São Vicente contam com acervos exclusivos e visitas monitoradas. O objetivo do projeto implantado em 2012 é de promover a cultura e divulgar o passado rico e histórico da região aos turistas. Mais informações podem ser obtidas no orlacultural.wordpress.com.

Bicicletas – A secretária de Transportes de Praia Grande, Raquel Auxiliadora Chini, fez exposição da Câmara temática de Transporte Público de Passageiros, de Transportes, Sistema Viário e Deslocamento referente ao workshop Bicicletas na Baixada Santista. Na apresentação foram destacados pontos como a importância da interligação das ciclovias com as cidades da região, a necessidade de bicicletários, e do cadastro metropolitano de ciclistas para uso e consultas das prefeituras.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário