Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Começou hoje a prospecção arqueológica do segundo trecho do Corredor Guarulhos São Paulo


24/05/2013


Começaram hoje, dia 24/05,  os  trabalhos da prospecção arqueológica do trecho CECAP – Vila Galvão do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo, um empreendimento do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP. Esta ação significa um avanço importante para a implantação do segundo trecho deste novo sistema de transporte que atenderá o segundo município mais populoso do Estado de São Paulo. 

A prospecção arqueológica consiste em um programa de intervenções no subsolo em locais de maior potencial arqueológico dentro da área de influência direta de um empreendimento. O procedimento faz parte do processo de licenciamento ambiental e só começa a partir da outorga para execução dos serviços, já concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (IPHAN). Ao final da prospecção, cabe também ao IPHAN aprovar os trabalhos executados. 

Uma equipe composta por três arqueólogos, mais 12 técnicos e pessoal de apoio, estará envolvida nos trabalhos que envolvem de 24 a 28 sondagens no futuro Terminal Vila Galvão, até o dia 21/05/2013,  e mais 500 pontos de sondagens serão verificados  ao longo do traçado até julho deste ano.  Caso sejam encontrados vestígios arqueológicos, o material será resgatado, analisado e encaminhado a estabelecimentos especializados em conservação, conforme previsto no Programa. 


O projeto do Corredor

O trecho CECAP – Vila Galvão tem 12,3 km de extensão e prevê a construção de um terminal de integração, duas estações de transferência, 20 estações de embarque e desembarque, com faixa exclusiva para a circulação dos ônibus que transportarão, em média, 120 mil usuários por dia. Após a prospecção arqueológica, a previsão é de que as obras comecem em julho deste ano e a conclusão está prevista para julho de 2014.

No primeiro trecho do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo  foram entregues em 2012 os Terminais Taboão e CECAP e para o viário  de 3,7 km aguarda-se a Licença de Operação que será emitida pela Cetesb.

Fonte: EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário