Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 25 de maio de 2013

Rio recebe ônibus com câmeras para ajudar no combate ao crack

Véiculos ficarão instalados em pontos estratégicos como Maré e Lapa.

Unidades começam a funcionar na próxima semana durante 24 horas. 

 Ônibus tem seis câmeras que podem filmar a uma distância de até 500 metros (Foto: Renata Soares/G1)

A Prefeitura do Rio recebeu, na manhã esta sexta-feira (24),  cinco ônibus que vão funcionar como bases móveis de monitoramento do programa "Crack, é Possível Vencer". A cerimônia de entrega ocorreu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Governo, Rodrigo Bethlem.
Os veículos são equipados com seis câmeras que irão monitorar o movimento dos usuários da droga e podem capturar imagens com até 500 metros de distância.  Eles possuem também um dispositivo infravermelho capaz de identificar placas de carros.
As bases ficarão instaladas em pontos estratégicos da cidade, como o Conjunto de Favelas da Maré, no Subúrbio; Central do Brasil, no Centro; Catete, na Zona Sul; e Lapa. Uma das unidades será volante. Elas vão funcionar durante 24 horas e terão ainda comunicação direta com o Centro de Operações e um equipamenro telescópico.
Os ônibus entram em funcionamento semana que vem e vão contar com agentes da Guarda Municipal, da Saúde e do Desenvolvimento Social. Além das câmeras, os veículos possuem escritórios com computadores, espaço para reuniões com monitores LCD, cozinha e banheiro.
O Governo federal também prometeu entregar nesta ano dez carros e dez motocicletas.
Assinatura de termo de adesão
Também durante o evento, nove municípios do estado do Rio de Janeiro assinaram o termo de adesão ao programa “Crack, é possível vencer”: Campos dos Goytacazes e Volta Redonda, no Sul Fluminense, Itaboraí e Niterói, na Região Metropolitana. São João de Meriti, Magé e Belford Roxo, na Baixada Fluminense e Petrópolis, na Região Serrana.
A iniciativa faz parte das estratégias de expansão do programa federal para os municípios que possuem mais de 200 mil habitantes. O evento aconteceu também em São Paulo e Distrito Federal.

Texto: Renata Soares
Foto: G1

Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário