Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Santos - Uso exclusivo de cartão nos ônibus convencionais passa a vigorar nesta quinta

22/05/2013









A partir desta quinta (23) os passageiros dos ônibus municipais convencionais devem embarcar exclusivamente com o cartão transporte. O pagamento em dinheiro não será mais aceito. A medida beneficia tanto a população como os motoristas. Por conta da iniciativa, os condutores de ônibus deixam de ser alvo constante de assaltos, principalmente à noite, além de não exercerem mais a função extra de cobradores. O benefício ainda propicia a rapidez no embarque e a provável redução no tempo de percurso dos ônibus.

“Cumprimos todas as metas para que o cidadão utilize o sistema. A população tem respondido positivamente; hoje, 81% dos passageiros utilizam o cartão nos ônibus e iremos estender benefícios aos que aderirem ao sistema”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Com o uso exclusivo do cartão, a prefeitura antecipa a futura implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com um 'embrião' do bilhete único, que permitirá o ingresso nos dois meios de transporte com o pagamento de apenas uma passagem.

Incentivo
Como forma de estimular os munícipes a adquirirem o cartão transporte, a prefeitura anunciou que aos domingos terão descontado apenas 50% do valor da passagem.

Para que a iniciativa tenha ampla adesão, a prefeitura, em parceira com a CET e a Viação Piracicabana, permissionária do transporte municipal, dotou a cidade de número suficiente de postos de compra e recarga de cartões. Em quatro meses, desde que a medida foi anunciada, a quantidade de locais credenciados saltou de 31 para 261, em 35 bairros. Há também opções de cartões múltiplos com duas, quatro ou dez viagens.

Pela internet, via portal www.santosonibus.com.br, os usuários podem solicitar a primeira via do cartão e recebê-lo em 24 horas. A recarga de créditos também está disponível pelo site. Por conta dessas inovações, foram confeccionados mais de 80 mil novos cartões desde janeiro.

Amparo legal
Por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pela prefeitura e Viação Piracicabana, o Ministério Público do Estado de São Paulo concordou com a necessidade de se modernizar o transporte público na cidade.

Conforme a Lei 8.987/95, o termo indica que “o serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas”.

Desta forma, de acordo com o TAC, o Ministério Público entendeu que a proibição de circulação de dinheiro nos ônibus urbanos visando o pagamento de tarifa não constitui a infração penal prevista no artigo 43 da Lei de Contravenções Penais.

Ainda de acordo com o documento, até três vezes por mês os passageiros poderão pagar a passagem com dinheiro. O controle será feito por câmera. 

Wi-fi e ar condicionado
Além do início do funcionamento da bilhetagem eletrônica no transporte coletivo, a prefeitura anunciou a entrega de 30 novos ônibus com ar condicionado e sistema wi-fi, de acesso à internet nos ônibus. Santos é a primeira cidade do país a adotar esse sistema em linhas municipais de transporte.

Todos os veículos já são acessíveis para pessoas com deficiência, têm espaço para cão-guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho (idosos, pessoas com deficiências, gestantes, pessoas com crianças de colo e obesos) na cor amarela (os demais são na cor azul).

Nesta quarta (22), na apresentação de dois desses veículos, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa informou que 24 dos 30 novos ônibus irão atuar nas linhas 154 e 155. Os demais (seis), com piso rebaixado, serão utilizados nos coletivos 152 e 156.

“Caberá à população avaliar a manutenção ou ampliação desse projeto. No segundo semestre a prefeitura realizará pesquisa para o usuário opinar sobre o serviço”, disse o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário