Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Praia Grande - Prefeito defende que VLT contemple Litoral Sul

Notícia do dia 17/5/2013
Por Paola Vieira, MTB: 43.705
Proposta foi debatida em reunião com representante da AGEM
MARCELO GUEDES
PG é a sétima cidade a receber visita
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, recebeu em seu gabinete, quinta-feira (16), o diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Marcelo Bueno. Assuntos como Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista e maior abrangência do projeto VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) foram discutidos na reunião. Praia Grande é a sétima cidade a receber o representante da AGEM, que busca ouvir os anseios e projetos dos prefeitos dos nove municípios da região.

Sobre a implantação do VLT, Mourão destacou a necessidade de avaliação do projeto considerando, especialmente, a realidade das cidades do Litoral Sul. “Em Praia Grande, por exemplo, transportamos mensalmente para Santos cerca de 2 milhões de passageiros, de acordo com dados da empresa de transporte. Temos um sistema de transbordo referencial. Acho que é preciso amadurecer o projeto”, comentou.

O prefeito também sugeriu adaptação do sistema para facilitar a circulação e o atendimento aos usuários do transporte coletivo para o eixo sul da Região. “Deveria ser estudado um sistema de ônibus biarticulado (duas articulações e três vagões), circulando nas marginais de Praia Grande à Peruíbe, no estilo VLP (Veículo Leve sobre Pneus)”, argumentou.

Mourão, que presidiu o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na gestão de 2006, lembrou ainda que o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada foi uma ideia que já defendia desde a sua gestão no órgão.

A parceria público-privada com o segmento da construção civil, uma maior integração das nove cidades da Baixada Santista e a participação da sociedade nas decisões da região metropolitana, com consolidação de uma cultura de pensamento regional, foram outros aspectos discutidos com o representante da AGEM. “Mourão tem vasta experiência no setor público e conhece as precariedades e o funcionamento da região. As colocações do prefeito são pertinentes”, disse Marcelo Bueno.

Bueno aproveitou a ocasião para lembrar que a próxima reunião ordinária do Condesb será realizada em Praia Grande, dia 28 de maio. Além dos prefeitos da região, o secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo, também participará do encontro.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário