Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Projeto Novos Registros discute experiências dos deslocamentos urbanos de trabalhadores em BH

Publicado em 24/05/2013 21:17:08

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, promove na terça, dia 28, às 19h, no Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim) a palestra de Cláudio Márcio Oliveira, parte do projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH. A entrada é gratuita.
A tese de doutorado em educação, intitulada “Por entre percursos e narrativas: a experiência formativa dos deslocamentos urbanos de trabalhadores em Belo Horizonte”, defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2011, aborda os processos de subjetivação e de experiência das pessoas que se deslocam pela cidade.
O trabalho do professor da Universidade Federal de Lavras analisa as experiências de deslocamentos urbanos a partir das relações que as pessoas estabelecem com os múltiplos tempos da cidade, dos usos e percepções do espaço do ônibus, das relações entre os sujeitos em suas viagens diárias e do lugar do corpo e das sensibilidades nesses deslocamentos. A pesquisa se baseou na observação dos deslocamentos de trabalhadores que residem em Belo Horizonte, no Jornal do Ônibus e nos quadros de horários, entendidos como portadores de representações das formas de apropriação da cidade pelos usuários, e em entrevistas, que tiveram o objetivo de compreender a história de vida dos sujeitos e suas relações com a cidade ao longo do tempo.
Após a apresentação e o debate, os participantes podem acessar esse e outros trabalhos no Banco de Teses do Arquivo Público, em sua sala de consultas. O Arquivo Público poderá fornecer, quando solicitado, certificado de participação.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário