Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Santo André - Fórum de Transporte e Trânsito é sucesso de público


Evento, realizado nos dias 16 e 17, recebeu mais de 250 pessoas de 46 cidades do Estado de São Paulo para discutir Mobilidade Urbana
Santo André, 17 de maio de 2013 – A 55ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito recebeu mais de 250 pessoas de 46 cidades do Estado de São Paulo para discutir Mobilidade Urbana. Os dois dias do evento, realizado nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), no Sest/Senat, teve como objetivo reunir técnicos para trocar informações e experiências, conhecer novos conceitos e discutir e opinar sobre projetos de lei na área. Também serviu para nortear o próximo encontro, que será realizado em novembro, na cidade de Itu. O fórum é uma iniciativa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
O vice-presidente da ANTP, Afonso Ricca, associou o sucesso do evento aos temas discutidos durante os painéis. “Os assuntos debatidos foram bem polêmicos, como arrecadação de multas, e deram margem para a pauta dos próximos fóruns”, afirmou.
Para o diretor do DST (Departamento de Segurança e Trânsito) de Santo André, Epeus Pinto Monteiro, o excelente resultado do encontro surpreendeu. “Participo dos fóruns desde a sua criação, em 1993, e nunca tivemos a quantidade de participantes desta vez. Os temas abordados contribuirão com a Mobilidade Urbana de pequenas, médias e grandes cidades”, disse.
O encontro trouxe ainda para a cidade representantes do Detran/SP, Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), além de autoridades do setor de Trânsito e Transportes do Estado, que debateram temas como Financiamentos para Elaboração dos Planos de Mobilidade, Transporte Clandestino, Repasse dos Recursos do IPVA e Projetos para as Regiões Metropolitanas.
Sobre o Fórum
O Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito é um colegiado que reúne os dirigentes públicos municipais e metropolitanos, autoridades máximas responsáveis pela gestão das políticas de mobilidade urbana, transporte público e trânsito.
A intenção é promover reuniões periódicas para a discussão de temas de interesse comum, troca de experiências, apresentação de boas práticas de gestão, formulação de propostas e articulação de ações conjuntas. O fórum também tem o objetivo de contribuir para a implantação, nos três níveis de governo, de políticas, programas, projetos e práticas em mobilidade urbana.
Outra meta do encontro é promover formas de articulação institucional que estimulem a coordenação regional entre as diversas instâncias de governo, respeitando ao mesmo tempo a autonomia municipal no que se refere aos serviços de interesse local, nos termos dos artigos 30 (Inciso V) e 175 da Constituição Federal.
Sobre a Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito
A Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança e trânsito, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 791, sendo 672 guardas e 119 seguranças patrimoniais, além de 87 viaturas; o Departamento de Segurança de Trânsito, que tem 75 agentes e 62 veículos; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.
Fonte: Prefeitura de santo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário