Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Rio de Janeiro - Prefeitura inaugura novo mergulhão na Barra da Tijuca


Nova estrutura viária está incluída no traçado da Transcarioca e vai melhorar o trânsito na região

11/05/2013  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos e Ricardo Cassiano

A Prefeitura do Rio inaugurou neste sábado (11/05) um novo mergulhão na Barra da Tijuca, na Avenida Ayrton Senna. A estrutura, que vai melhorar a fluidez do trânsito na região, faz parte do traçado da Transcarioca, corredor expresso para ônibus articulados de 39 quilômetros que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Participaram da inauguração o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, e a presidente da Cet-Rio, Claudia Cecin.


- Esse mergulhão é fundamental. Ele faz parte de uma obra muito maior, a Transcarioca, que transforma o transporte da Barra até o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, passando pelo subúrbio carioca. Com isso, vamos fazendo melhorias viárias e de pedestres. Esse mergulhão traz muitos benefícios à população e vai facilitar o fluxo de veículos na Avenida Ayrton Senna - disse Paes.


Com 480 metros de comprimento e duas pistas, o mergulhão faz parte do complexo viário Billy Blanco, na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge. A nova estrutura viária - juntamente com o futuro retorno sob a ponte estaiada, em construção - substituirá todos os retornos da Avenida Ayrton Senna.

De acordo com o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, o novo mergulhão contribuirá significativamente para a melhoria do trânsito da região:


- Com esse mergulhão, nós eliminamos um retorno dos mais carregados da Avenida Ayrton Senna, onde as pessoas levam, em média, cinco minutos em horário de pico para retornar. São cerca de 720 carros fazendo esse retorno, com o mergulhão eles não vão mais precisar ficar parados. Cada etapa cumprida dessa obra o morador sente o benefício.

Atualmente, quem está na Ayrton Senna (sentido Praia) e se dirige ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, o Fórum, ou para o estacionamento do Barra Shopping, tem que cruzar a Avenida Ayrton Senna, na altura do mercado produtor, para acessar a Av. Luís Carlos Prestes. Com o novo mergulhão, todos que quiserem acessar o Hospital Lourenço Jorge vindos da Ayrton Senna (sentido Linha Amarela – Barra/Praia) terão que entrar no mergulhão e virar à direita na saída deste, na altura do hospital. 


A travessia de pedestres será feita em dois tempos, com semáforos colocados provisoriamente, até que estejam implantadas as passarelas. Placas sinalizam o local das novas faixas de travessia e foram colocados obstáculos para orientar o caminho. Agentes de trânsito também estarão no local. Técnicos da prefeitura vão avaliar a situação no dia a dia e ajustes poderão ser feitos.

Haverá ainda mudança no itinerário de algumas linhas de ônibus. Os coletivos, que antes entravam na rua do Hospital Lourenço Jorge (Avenida Luís Carlos Prestes), passama acessar o Mergulhão, saindo na Avenida Ayrton Senna, sentido Linha Amarela. Dobram, então, à direita, na Avenida Nelson Mufarrej Filho, entram na Avenida Médico Alberto Samuel Mercadante, saindo na Avenida Luís Carlos Prestes, de onde seguem o itinerário normal da linha. A mudança no itinerário não é definitiva e pode sofrer alterações.

Linhas que vão ter o itinerário alterado:
315 – Central x Recreio (via Linha Amarela)
690 - Méier x Alvorada (via Dom Hélder Câmara)
691 - Méier x Alvorada (via Taquara/Linha Amarela)
692 - Méier x Alvorada (via Dom Hélder Câmara/Linha Amarela)
693 - Méier x Alvorada (via Dias da Cruz/Linha Amarela)
700 - Madureira x Ponte de Marapendi
701 - Madureira x Alvorada
765 - Cascadura x Barra da Tijuca (via Ayrton Senna)
803 - Senador Camará x Alvorada (via Estr. do Catonho)
806 - Boiuna x Barra da Tijuca (via Autódromo)
832 - Colonia x Joatinga (via Autódromo)
886 - Freguesia x Barra da Tijuca
887 - Pechincha x Barra da Tijuca
955 – Maré x Alvorada (via Linha Amarela)


Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário