Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Foz do Iguaçu - Foztrans instala GPS em 150 ônibus

08/05/2013 - 14:32

Quando os ônibus estiverem próximo ao TTU os dados com o horário e o itinerário aparecerá nos monitores.


Os pontos estratégicos dentro do terminal de transporte urbano – TTU, já foram escolhidos. Agora está sendo iniciada a instalação dos suportes, grades de proteção e pintura. O local vai ganhar nos próximos quinze dias, quatro monitores de 42 polegadas, que trarão em tempo real, informações sobre o horário de chegada das linhas que passam pelo terminal. O usuário poderá visualizar o itinerário e qual o horário que o ônibus estará no TTU para embarque e desembarque.
As informações serão enviadas pelo GPS – Sistema de Posicionamento Global, instalados na frota de 150 ônibus, que faz o transporte coletivo. Quando os veículos estiverem próximo ao terminal os dados com o horário e o itinerário aparecerá nos monitores. O usuário também terá acesso a outra informação importante, se o transporte conta ou não com dispositivo para cadeirante.
Segundo o superintendente do Foztrans, Ali Safadi, a intenção é alimentar os monitores com outros dados e informações de acordo com as necessidades dos usuários do transporte coletivo urbano. “Os painéis vão melhorar a dinâmica do transporte, eliminando a incerteza do usuário sobre o horário em que o ônibus chegará ao TTU, oferecendo mais conforto. Ele não só poderá se programar para o embarque, mas também monitorar os horários das linhas” destaca Ali Safadi.
O sistema operacional dos painéis informativos, que serão instalados no terminal de transporte, é semelhante aos existentes nos aeroportos, deixando o passageiro informado em tempo real sobre as linhas, horários previstos, evitando assim que ele fique perdido. Essa melhoria no serviço faz parte dos ajustes que o Foztrans está realizando desde o início do ano.
A pedido do prefeito Reni Pereira, o Instituto de Transporte e Trânsito, instituiu uma equipe de técnicos para monitorar todas as linhas, verificando o cumprimento do horário, frequência e também promovendo ajustes de acordo com as necessidades dos usuários. Isso resultou em várias mudanças e novos itinerários.
Essa semana entrou em operação uma linha no Jardim Cataratas, atendendo a reivindicações dos moradores, que agora estão recebendo uma melhor cobertura do transporte coletivo. Os ônibus antes não adentravam no Jardim Cataratas, agora estão passando pelas principais ruas.
Os técnicos também detectaram a necessidade de um carro extra para o Jardim Guarapuava, que agora parte às 18h05 do ponto que fica em frente à antiga Caixa Econômica, na Avenida JK. Uma linha está atendendo a região do Parque Monjolo, nos horários das 18h38, saindo do terminal e das 22h45 saindo do parque no sentido centro.
O Lagoa Dourada passou a ter duas linhas, o Gleba Guarani, que vai no sentido terminal e o Santa Rita, no itinerário até a região da Ponte da Amizade. O estudo feito pelos técnicos resultou na instalação de pontos de ônibus alternativos para desafogar o número de usuários nos abrigos centrais, oferecendo alternativas para embarque e desembarque. Os pontos estão localizados na Avenida JK, entre as ruas Jorge Sanwais e Bartolomeu de Gusmão, um de cada lado. O outro na Avenida República Argentina entre as ruas Almirante Barroso e Marechal Floriano, no sentido Avenida Costa e Silva – JK.
No TTU foram instalados mais sete bancos de concreto, para dar mais conforto aos usuários. Um novo bebedouro foi implantado no local, substituindo o antigo que foi destruído por ações de vândalos. O posto de atendimento ao usuário montado dentro do terminal funciona até às 17h30 sem intervalo para almoço. Além de obter informações sobre as linhas e itinerários, as pessoas podem retirar o folheto que traz a tabela completa dos horários dos ônibus e a saída deles do e para os bairros.

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário