Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

São Paulo inicia programa Ecofrota

15 de Fevereiro de 2011

1.200 coletivos recebem mistura de biodiesel

Empresa VIP participa de projeto piloto

Para conter o alto volume de emissão de poluentes no ar de São Paulo, a prefeitura da cidade deu início ao Programa Ecofrota, que consiste na utilização progressiva de combustíveis limpos nos ônibus. Na última sexta-feira, 11, 1.200 coletivos foram abastecidos com o B20, mistura de 20% de biodiesel ao diesel convencional.


Além de prometer reduzir em 22% a emissão de material particulado na atmosfera, de acordo com a prefeitura da capital paulista, o programa integra o plano de reduzir a utilização de combustíveis fósseis no sistema de transporte público, prevista na Lei de Mudanças do Clima, que requer a substituição total até 2018.

"O diesel como era usado no Brasil tem prazo determinado e em breve será tirado de uso em São Paulo no transporte público. Fizemos um plano de redução de emissão em cima de outras experiências mundiais. A prefeitura está trabalhando para acabar com a utilização de combustível fóssil", explicou Marcelo Cardinale Branco, secretário municipal de Transportes e presidente da CET e da SPTrans.

Homologada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) a nova mistura está sendo utilizada nos ônibus da empresa VIP (Viação Itaim Paulista), servindo como projeto piloto com essa porcentagem de biodiesel produzido com as sementes de algodão, soja e milho, em São Paulo.

Novas ações

O prefeito Gilberto Kassab confirmou para maio deste ano o início da operação de 50 ônibus movidos a etanol. Antes disso, em março, serão feitos novos testes com um veículo híbrido. Essas ações no transporte coletivo da cidade estão sendo complementadas com renovação da frota.

Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/21418-sp-inicia-programa-ecofrota-com-b20

Nenhum comentário:

Postar um comentário