Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Estação santista comemora 144 anos

17 de Fevereiro de 2011

Valongo recebeu imigrantes a partir de 1867

Hoje, local serve de espaço para atração turística

Uma das estações mais antigas do Brasil completou 144 anos nesta semana. Atualmente aberta apenas para servir de atração turística, a Estação Valongo, em Santos (SP), foi o marco zero da construção da ferrovia São Paulo Railway e foi a porta de entrada no País para os imigrantes que atravessaram o atlântico no século passado.

“Os visitantes gostam da história da estação, tanto sobre o transporte do café, proveniente do interior, quanto dos imigrantes que chegavam no porto e depois embarcavam nos trens para se dirigir às lavouras”, afirmou Maria Leopoldina do Patrocínio e Silva.

De acordo com informações da secretaria, a Estação do Valongo foi inaugurada em 1867 com a chegada do primeiro trem a vapor de São Paulo à cidade. Por ela passou a maior parte da riqueza que ajudou a construir São Paulo e o Brasil. Entretanto, a abertura da Via Anchieta, em 1947, iniciou um processo de sesativação. A última viagem aconteceu nos anos 1990 e o prédio acabou abandonado.

Em maio de 2000, o prédio passou a abrigar o setor administrativo da Guarda Municipal. Em setembro do mesmo, o local recebeu o bondinho da recém-inaugurada linha turística. Em 2004, a prefeitura santista reformou o prédio e deslocou a Setur (Secretaria de Turismo) para lá.

Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação
http://www.webtranspo.com.br/ferroviario/21447-estacao-santista-comemora-144-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário