Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sistema Integrado Metropolitano - Sim da Baixada Santista - SP

A implantação do SIM e de um sistema de Metrô Leve (VLT) na Região Metropolitana da Baixada Santista faz parte do Expansão SP, plano em que o Governo do Estado está investindo R$ 21 bilhões até o final de 2010 com o objetivo de ampliar, modernizar e integrar a rede de transporte público nas três regiões metropolitanas.

O objetivo é reestruturar o sistema de transporte público na Baixada Santista com a racionalização de linhas de ônibus. Esse sistema consiste num tronco de transporte de média capacidade, a ser operado pelo Metrô Leve, integrado com linhas de ônibus municipais, intermunicipais e ciclovias. Sua infraestrutura compreende terminais de transporte, estações de transferência, pontos de parada e ciclovias. Todos os espaços contarão com total acessibilidade.

Foi desenvolvido para atender ao crescimento projetado da demanda na RMBS, em função do conjunto de investimentos previstos para a região, que se constitui em polo turístico e de negócios portuários e petrolíferos.

Ônibus

Os ônibus intermunicipais, que farão parte do SIM, serão integrados aos 11 quilômetros de Metrô Leve, proporcionando mobilidade à população de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém).

Benefícios

O transporte de média capacidade do tipo VLT oferece inúmeros benefícios às cidades, como:

  • Transporte moderno, com melhores condições de conforto.
  • Redução das poluições sonora e do ar.
  • Redução dos congestionamentos.
  • Redução dos tempos de viagem.
  • Requalificação do entorno da faixa ferroviária.
  • Maior atratividade para os usuários.
  • Investimento com alta rentabilidade socioeconômica.
  • Impacto energético: 2,6 vezes menos energia que os ônibus e 5,4 vezes menos que o automóvel.
  • Maior eficiência no uso do espaço urbano.
  • Eliminação da barreira física representada pela faixa ferroviária.

Operação do Metrô Leve (VLT)

O Metrô Leve opera de forma integrada à cidade e elimina os obstáculos oferecidos pelo sistema das linhas férreas tradicionais. Ele não requer muros para segregar suas vias e seu tempo de interrupção do tráfego urbano, durante a passagem de um veículo (entre 9 e 10 segundos), é bem menor em relação a um trem.

Os semáforos das vias do Metrô Leve serão controlados eletronicamente. Permanecerão abertos para o trânsito, fechando apenas quando o VLT se aproxima do cruzamento, reduzindo congestionamentos em horários de pico.
O tempo de parada do VLT nas estações é de 20 segundos, suficiente para o embarque e desembarque, considerando a demanda estimada.




PRORROGAÇÃO DE CONSULTA PÚBLICA

CONCORRÊNCIA Nº 003/2010

Objeto: Celebração de Contrato de Parceria Público-Privada, mediante Concessão Patrocinada para a exploração do SISTEMA METROPOLITANO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA – SIM DA RMBS, consubstanciado na operação, ampliação, conservação e manutenção dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal, por veículos de baixa e média capacidade, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na modalidade regular, compreendendo os Municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos.

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, neste ato representada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A., comunica que fica prorrogado o prazo para a CONSULTA PÚBLICA das informações e documentos relacionados à Minuta do Edital de Concorrência Pública Internacional nº 003/2010, que será realizada com a finalidade de ampliar, modernizar e melhorar a qualidade dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal prestados na Região Metropolitana da Baixada Santista, até o dia 28/05/2010.

A Minuta do Edital, do Contrato e outros Anexos continuarão disponíveis para consulta no sítio www.emtu.sp.gov.br ou no Departamento de Compras e Contratos, na Rua 15 de Novembro nº244 - 5º andar – São Paulo, Capital, no horário das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, mediante pagamento de R$ 10,00 para aquisição da versão gravada em CD.

Os comentários e sugestões deverão ser encaminhados à EMTU/SP até a data limite da consulta, identificados de forma completa e serão recebidos, exclusivamente, das seguintes formas: endereçados ao e-mail pppsimrmbs@emtu.sp.gov.br, transmitidos ao Fac-símile nº (011) 3113-4760 ou endereçados ao Departamento de Compras e Contratos, na Rua 15 de Novembro nº244 - 5º andar – São Paulo, Capital.

Fonte: EMTU

http://www.emtu.sp.gov.br/audiencias/prorrogacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário