Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Rio Branco-AC - Empresas investem na renovação da frota de ônibus da Capital




Angelim destacou a importância do processo de mudança da frota para melhoria da qualidade do atendimento de transporte coletivo

A partir de maio, 50% da frota de ônibus da cidade de Rio Branco será completamente renovada com veículos 0 km, que atendem todas as exigências para o transporte coletivo de passageiro. Ontem pela manhã, o prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim participou na garagem da empresa Floresta, da entrega de 32 novos carros que fazem parte da renovação da frota urbana da Capital.

Acompanhado da deputada federal Perpétua Almeida, do vereador Gabriel Forneck, do Superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres e vários secretários municipais, Angelim destacou a importância do processo de mudança da frota para melhoria da qualidade do atendimento de transporte coletivo da população.

A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por um processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual.

O prefeito Angelim lembra que os novos veículos, além de serem novos, contam com o que há de mais moderno em tecnologia e segurança, além de atender às exigências legais e a mudança é fruto de um bom relacionamento da administração municipal com as empresas do setor, priorizando sempre o atendimento ao cidadão.

"Nos últimos cinco anos nós temos mantido uma relação de diálogo e isso tem garantido mudanças importantes no sistema. Esses 32 carros que estão sendo entregues hoje, fazem parte da primeira etapa do projeto de renovação da frota urbana, são veículos 0 km, que atendem todas as exigências para o transporte coletivo de passageiro", disse Angelim.

Com um investimento aproximado de R$ 9 milhões, a empresa Floresta, com esse processo renova em 40% de sua frota e passa a oferecer mais qualidade e conforto para os usuários do transporte coletivo na capital. No total, a frota será renovada em 100%, o que representa a aquisição de mais 58 novos carros que devem integrar a frota ainda este ano.

Angelim participará do lançamento do PAC II em Brasília

O prefeito Raimundo Angelim participará nesta segunda-feira, 28, do lançamento oficial da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No início da semana, graças ao apoio do senador Tião Viana, conseguiu viabilizar a inclusão de dois projetos de Rio Branco nessa segunda etapa do programa e que irão ampliar a infra-estrutura urbana e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de Rio Branco.

Uma das obras refere-se à implantação de cinco terminais de integração das linhas de ônibus nos bairros da Capital. O outro refere-se à reforma geral do Terminal Urbano, no centro.

"Não vamos construir paradas de ônibus nos bairros, vamos fazer bons terminais de integração e recuperar totalmente o terminal urbano. Com essas obras e a mudança da frota, iremos melhorar e muito o sistema de transporte público da Capital", disse Angelim.

Nova frota tem embarque para portadores de necessidades especiais

Adquiridos no Estado do Paraná, cada ônibus está avaliado em R$ 200 mil. Todos os veículos estão adaptados com plataforma para embarque e desembarque de cadeirantes, assentos exclusivos para idosos, crianças e gestantes, além de dois exclusivos para pessoas obesas.

O administrador da empresa, Donizete Barros lembra que os carros estão equipados com botões de solicitação de parada em braile, e possuem um moderno sistema de ventilação que diminui o calor em seu interior. "A nossa empresa explora 22 linhas no transporte coletivo na Capital. 20 linhas ligam o centro aos bairros e duas são intermunicipais: Bujari e Senador Guiomard. Nesse primeiro momento, estamos treinando nosso pessoal para atuar na nova estrutura e esperamos a compreensão dos nossos usuários para esse processo de adequação".

Com as mudanças, a Prefeitura de Rio Branco garante a inclusão social de usuários que possuem mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos e pessoas com carrinho de bebê, possibilitando acesso aos meios de transportes públicos e atende as novas normas brasileiras de acessibilidade.

A distribuição dos novos ônibus que estarão em circulação a partir da próxima semana, atende as necessidades da comunidade, sendo levado em consideração o elevado número populacional dos bairros contemplados, bem como a distância percorrida até o Terminal Urbano.

Mudança será concluída em 2011

Os novos veículos estarão em circulação a partir da próxima semana e a expectativa é de que 100% da frota seja renovada até 2011, gradativamente todas as linhas serão contempladas com as mudanças.

Ao longo do ano de 2010, outras medidas serão adotadas para a continuidade do processo de qualidade na prestação do serviço de transporte na capital com o desenvolvimento de campanhas educativas com a finalidade de promover a boa relação entre usuários e operadores do sistema e um programa de requalificação para fiscais, motoristas e cobradores que atuam no sistema de transporte coletivo da capital, além da disponibilização do cartão de bilhetagem eletrônica categoria "criança", para atender crescente demanda existente.

O sistema de transporte público coletivo por ônibus de Rio Branco é composto por 36 linhas e é operado por quatro empresas: Via Verde, Floresta, São Judas Tadeu e Rápido São Roque. Os itinerários das linhas do sistema possuem, em geral, características bairro centro e vice-versa, tendo como principal ponto de convergência o Terminal Urbano. A expectativa é de que até o meio deste ano, metade da frota seja renovada, concluindo a substituição até 2011.

27 de Março de 2010
http://www.agazeta.net/index.php?opt...cre&Itemid=145

Um comentário:

  1. Acessem www.kustomize.com.br e conheçam nossa linha de adesivos decorativos de parede, skins para celulares, ipods, notebooks, projetos corporativos e personalizados.

    Aguardamos sua visita...

    ResponderExcluir