Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Rio de Janeiro lança primeiro ônibus híbrido produzido no Brasil

Projeto do veículo foi apresentado hoje com olhos na Copa de 2014

Ônibus híbrido 100% brasileiro tem emissão zero de poluentes

O Rio de Janeiro apresentou nesta quarta-feira (26) o primeiro ônibus híbrido movido a hidrogênio produzido no Brasil. Desenvolvido pela Coppe/UFRJ em parceria com a Fetranspor (Federação das empresas de transportes de passageiros do Rio) e as secretarias municipal e estadual de Tranportes, o veículo tem autonomia para rodar até 300 km e emissão zero de poluentes. O valor do projeto e o custo de fabricação não foram divulgados.

O ônibus atende aos padrões tecnológicos e sustentáveis que se deseja implantar no Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Segundo o prefeito em exercício e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o ônibus é feito com tecnologia 100% brasileira. “Além de atender a todas as exigências ambientais, de segurança, acessibilidade, conforto e eficiência, este tipo de veículo não-poluente é o novo modelo de transporte público que o Rio de Janeiro quer. Será um grande salto de qualidade na vida dos cariocas”, disse.

De acordo com a Coppe o projeto do ônibus híbrido coloca o Brasil no grupo de países que se prepara para ingressar na economia do hidrogênio, que poderá, no século 21, exercer o mesmo papel que o petróleo desempenhou no século passado. O veículo não emite poluentes, já que o resíduo que sai do seu cano de descarga é de vapor d'água. Além de silencioso, ele tem eficiência energética superior a dos ônibus convencionais a diesel.

O ônibus híbrido vai circular na cidade de modo experimental, a partir do segundo semestre deste ano, em uma linha que será definida pela Secretaria Municipal de Transportes.


(crédito: Divulgação)

Vanessa Cristani - Rio de Janeiro
26/05/2010 17:11 h

Fonte: Portal Copa 2014
http://www.copa2014.org.br/noticias/3177/RIO+DE+JANEIRO+LANCA+PRIMEIRO+ONIBUS+HIBRIDO+PRODUZIDO+NO+BRASIL.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário