Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cubatão-SP - Campanha itinerante em ônibus realiza conscientização contra dengue

"Afastar a doença, as pessoas podem ajudar as autoridades de Saúde", é uma das mensagens levadas pelo veículo

Conscientizar desde cedo. Com este objetivo, um ônibus itinerante totalmente transformado para transmitir os conhecimentos necessários e importantes ao combate à dengue vem percorrendo, durante uma semana, algumas Unidades Municipais de Ensino - UME - de Cubatão. A atividade é desenvolvida pelas secretarias de Saúde, por meio do Programa Municipal de Combate à Dengue – PMCD – e Educação – Seduc, voltada a crianças de cinco e seis anos. Os trabalhos começaram na quinta-feira (13) e vão até o dia 21 de maio. Na quarta-feira (19/5), das 9 às 16 horas, o veiculo estará aberto a visitação publica, em frente o Paço Municipal.

Depois de passar pela UME Ceará (Vila Nova), e UME Pernambuco (Casqueiro), respectivamente na quinta e na sexta-feira, hoje pela manhã (17) foi a vez dos alunos da UME Maranhão, no Conjunto Mário Covas (Vila Natal) terem a oportunidade de aprenderem de outra maneira o ciclo biológico completo do mosquito Aedes aegypti, recebendo da equipe de Saúde orientações e esclarecimento a cerca do inseto e suas formas de combate.

A dengue está mais perto do que você imagina. É o que mostra o cenário criado dentro do ônibus, feito especialmente para facilitar o entendimento das crianças. A maquete de uma casa, com geladeira, pneus, caixa d’água, recipiente com larvas, do inseto, etc, ilustra bem uma situação real, onde os alunos são convidados a indicar o que pode ser feito para eliminar os possíveis criadouros.

Para ajudar no trabalho de conscientização, é feita a distribuição de dois panfletos, um sobre os criadouros e outro sobre a doença. “Estes panfletos são colocados na caderneta de recados, para que sejam entregues aos pais, com orientação de que eles expliquem a forma que aprenderam no ônibus/escola”, comentou a professora Marina Antonini, que acompanhou uma turma de crianças de 6 anos.

"Eles querem saber cada detalhe. Isso é importante, pois os deixam mais observadores e mais críticos. Agora, eles vão ficar apontando na escola e em casa tudo que eles viram aqui e inclusive, cobrar da gente e dos pais", explicou a professora Rosiléia Calaça, vendo interesse de uma classe de 5 anos, que perguntava sobre tudo que via no interior do ônibus.

Programação - A atividade de conscientização sobre dengue aos alunos, que ocorre sempre das 9 às 11:30 horas, tem sequência nesta terça-feira (18) na UME Bahia, no Jardim Nova República (Bolsão 8). No dia 20 (quinta-feira), será na UME São Paulo, no Parque Fernando Jorge. Fechando a programação, no dia 21, ocorre na UME Minas Gerais.

Fonte: Informa Cubatão
Texto e fotos: Ismael Pereira – Mtb: 40.407/SP.

http://www.marciarosa.com.br/noticias/article.php?storyid=3206

Divulgação: LitoralBus

Utilidade Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário