Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Aquisição faz parte de um conjunto de medidas adotadas para melhorar sistema de transporte coletivo em Rio Branco

Prefeitura recebe novos ônibus que vão operar na capital


Escrito por Marcelo Xavier
Seg, 22 de Março de 2010 15:59

Andreia Oliveira

Fotos: Adonay Melo

A Prefeitura de Rio Branco através da RBTRANS recebe esta semana, 35 novos ônibus que passam a ser usados nas principais linhas da Capital. A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por um processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual.

Estes 35 novos ônibus vão atender linhas prioritárias em substituição aos veículos que estão com idade superior ao considerado aceitável. Entre as novidades adotadas para aprimorar o Sistema de Transporte Coletivo e garantir acessibilidade, destacam-se veículos do tipo “micrão” mais curtos, que facilitam o acesso a regiões de ruas estreitas, permitindo agilidade de manobras e que serão deslocados para atender as linhas que possuem um número menor de passageiros;

Os novos veículos estarão em circulação a partir da próxima semana e a expectativa é de que 100% da frota seja renovada até 2011, gradativamente todas as linhas serão contempladas com as mudanças.

Ao longo do ano de 2010, outras medidas serão adotadas para a continuidade do processo de qualidade na prestação do serviço de transporte na capital, são elas: Desenvolvimento de campanhas educativas com a finalidade de promover a boa relação entre usuários e operadores do sistema; Desenvolvimento de um programa de requalificação para fiscais, motoristas e cobradores que atuam no sistema de transporte coletivo da capital. Disponibilização do cartão de bilhetagem eletrônica categoria “criança”, para atender crescente demanda existente; Melhoria dos serviços dos operadores de telemarketing existente no Sindcol; implantação do sistema de qualidade dos serviços concedidos, com base ISSO 9000;

O Transporte Coletivo de Rio Branco

O sistema de transporte público coletivo por ônibus de Rio Branco é composto por 36 linhas e é operado por quatro empresas: Via Verde, Floresta, São Judas Tadeu e Rápido São Roque. Os itinerários das linhas do sistema possuem, em geral, características bairro centro e vice-versa, tendo como principal ponto de convergência o Terminal Urbano. A expectativa é de que até o meio deste ano, metade da frota seja renovada, concluindo a substituição até 2011.

Sistema de Bilhetagem Eletrônica

Implantado em Rio Branco em 2008, essa ferramenta tecnológica é utilizada nos transportes públicos de algumas cidades do mundo. O sistema permite ao usuário entre outras coisas, viajar pela rede de transportes durante um período de tempo pré-determinado, pagando apenas o valor de uma passagem.

Cada pessoa pode compor seu próprio percurso, já que o sistema é integrado por meio eletrônico, não necessitando passar pelo Terminal Urbano, é a chamada integração temporal, que diminui o fluxo de pessoas no terminal de passageiros de Rio Branco, onde circulam atualmente 50 mil passageiros por dia.

São utilizados dispositivos especiais, como os validadores e smart cards, para facilitar o controle. Esta tecnologia oferece melhores condições de administração de todo o sistema, uma vez que cria um arquivo de informações, de acesso fácil e rápido, sobre as viagens realizadas, garantindo agilidade e segurança das informações nele processadas.

Vantagens da Bilhetagem Eletrônica:

Integração em outros pontos da cidade;

Menor tempo de viagem;

Mais agilidade no embarque e desembarque;

Diminuição do risco de assaltos;

Fim do problema do troco;

Fim da falsificação das carteiras;

Dados sobre usuários da gratuidade;

Fim do comércio ilegal do vale-transporte;

Facilitação da renovação anual do “Cartão Estudante”;

Melhores condições de trabalho para cobradores.

Números da Bilhetagem Eletrônica

Segundo dados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, aproximadamente 50 mil passageiros circulam diariamente no Terminal Urbano de Rio Branco;

Mais de 50 mil cartões de estudantes foram emitidos desde a implantação do sistema, destacando-se os estudantes universitários que representam quase 20% desse total, somando mais de 10 mil alunos a utilizar o transporte coletivo;

Idosos, deficientes e presidentes de bairros somam juntos 20% de gratuidades que utilizam o transporte coletivo em Rio Branco, o que atende ao que preceitua a Lei Municipal nº 1.726, em vigor desde 2008, de Acessibilidade no Transporte Público em Rio Branco, que assegura gratuidade no acesso ao transporte público coletivo para as seguintes categorias; Idosos a partir de 65 anos (12,5%, totalizando mais de onze mil idosos); Deficientes físicos, mentais, visuais e auditivos (7,4 %, totalizando quase sete mil deficientes);Presidentes de Bairros (menos de 1%, totalizando 42 presidentes).

Empresa São Judas Tadeu sai na frente e renova 30 % da frota

O prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim visitou no último sábado, a empresa de ônibus São Judas Tadeu, acompanhado do Superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres. Durante a visita os donos da empresa apresentaram os três ônibus novos que vão operar na capital acreana a partir da próxima semana.

A empresa São Judas Tadeu possui onze veículos em circulação na capital, sendo responsável por operar em três linhas, é considerada a menor empresa a operar no sistema. Nessa primeira fase, a empresa está renovando aproximadamente 30% de sua frota, disponibilizando um veículo adaptado para portadores de necessidades especiais em cada linha que atende.

Esses ônibus novos possuem características que atendem as normas brasileiras de acessibilidade, dentre elas destacam-se a plataforma elevatória, pois todos os ônibus novos são totalmente adaptados para atender os usuários que possuem dificuldade de locomoção e portadores de deficiência.

Também têm espaço reservado e exclusivo para cadeirantes e obesos contendo sinalização e cinto de segurança; cadeiras especiais na cor amarela para idosos, deficientes e gestantes; piso tátil, que garantem a indicação de obstáculos ou mudança de plano da superfície; botoeiras desenvolvidas com sinalização em Braille acopladas, exclusivo para deficientes visuais e conta com degrau antiderrapante abaloados, com cantos arredondados e detalhe na cor amarela, para evitar acidentes, além de som ambiente.

Com as mudanças, a Prefeitura de Rio Branco garante a inclusão social de usuários que possuem mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos e pessoas com carrinho de bebê, possibilitando acesso aos meios de transportes públicos e atende as novas normas brasileiras de acessibilidade.

A distribuição dos novos ônibus que estarão em circulação a partir da próxima semana, atende as necessidades da comunidade, sendo levado em consideração o elevado número populacional dos bairros contemplados, bem como a distância percorrida até o Terminal Urbano. As linhas Norte Sul, Apolônio Sales e Parque Industrial serão as primeiras a receber os veículos novos.

O Diretor da empresa São Judas Tadeu, Ricardo Silva de Moura, falou da seriedade e da boa relação que Prefeitura através da RBTRANS mantém com todas as empresas que compõem o sistema de transporte coletivo de Rio Branco.

“O diálogo é permanente, sem distinção às empresas de menor ou maior porte. A empresa São Judas Tadeu está dando demonstração às empresas maiores de que é possível melhorar as condições do transporte coletivo, e que plantou uma importante semente, quando em 2001 adquiriu o 1º ônibus com plataforma adaptada para portadores de deficiência, hoje todas as empresas estão fazendo o mesmo”, enfatizou Moura.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco-AC
http://www.riobranco.ac.gov.br/v4/index.php?option=com_content&view=article&id=1293:prefeitura-recebe-novos-onibus-que-vao-operar-na-capital&catid=1:noticias&Itemid=68

Nenhum comentário:

Postar um comentário